Espanha desperdiça pênalti, perde da Croácia e já pega Itália nas oitavas

Do UOL, em São Paulo

  • Michael Dalder/Reuters

    Perisic marcou o gol da virada croata aos 42 minutos do segundo tempo

    Perisic marcou o gol da virada croata aos 42 minutos do segundo tempo

A já classificada Espanha tinha a chance de pegar um adversário mais tranquilo nas oitavas de final da Eurocopa, mas um pênalti perdido por Sergio Ramos e uma virada por 2 a 1 sofrida para a Croácia nesta terça-feira (21), em Bordeaux, fizeram com que o time terminasse em segundo no Grupo D. Como resultado, os atuais bicampeões vão enfrentar a Itália já nas oitavas de final.

Artilheiro da Euro ao lado do galês Gareth Bale com três gols, Morata marcou para a Espanha, enquanto Kalinic e Perisic viraram para a Croácia. Os croatas ficaram em primeiro, com 7 pontos, e aguardam nas oitavas um terceiro colocado, que pode vir dos Grupos B, E ou F. Já os espanhóis passaram com 6 pontos.

No outro jogo do grupo, a Turquia venceu a República Tcheca por 2 a 0, foi a 3 pontos e agora espera ser uma das quatro melhores terceiras classificadas. Já os tchecos, com apenas 1 ponto, foram eliminados.

VEJA OS GOLS DA VITÓRIA DA TURQUIA

  •  

PÊNALTIS POLÊMICOS LÁ E CÁ

Regis Duvignau/Reuters

O pênalti desperdiçado por Sergio Ramos foi marcado quando David Silva caiu em disputa com Vrsaljko na área. Os croatas ficaram indignados com a decisão do árbitro Bjorn Kuipers e o capitão Srna tomou até amarelo por reclamação. Na cobrança, nova polêmica: o goleiro Subasic se adiantou muito para defender o chute de Ramos, mas o juiz não mandou voltar. Isso tudo minutos depois de a Croácia ter um pênalti negado do outro lado, quando Pjaca caiu na área após tentar driblar três adversários.

MORATA MARCA, MAS TAMBÉM PERDE

Sergio Pérez/Reuters

O terceiro gol de Morata em três jogos nasceu de puro oportunismo. Fàbregas recebeu lindo passe de David Silva e tocou na saída do goleiro; a bola já ia entrar, mas o atacante tocou nela antes e "roubou" o gol para si. E Morata poderia ter ultrapassado Bale na artilharia se tivesse dominado um ótimo passe de Fàbregas que o deixou cara a cara com o goleiro no primeiro tempo – ele se atrapalhou com a bola e perdeu a chance.

CROÁCIA POUPA TITULARES E VAI BEM

Andrew Medichini/AP

O técnico Ante Cacic resolveu poupar vários titulares para enfrentar a Espanha. Além do craque Modric, lesionado, ficaram no banco o zagueiro Vida, o meia Brozovic e o atacante Mandzukic. Mesmo assim, os croatas não ficaram só na defesa. Apesar da Espanha dominar a posse de bola e criar as melhores chances, a Croácia assustou: Rakitic quase fez um golaço por cobertura em que a bola pingou em cima da linha, e o centroavante reserva Kalinic marcou com um bonito desvio após cruzamento. No fim, em contra-ataque, Perisic bateu rente à trave de De Gea e surpreendeu o goleiro para fechar a vitória.

TURQUIA VENCE E CLASSIFICA IRLANDA DO NORTE

Carl Recine/Reuters

No outro jogo do Grupo D, a Turquia fez seus primeiros três pontos na competição ao vencer a República Tcheca por 2 a 0, com gols de Burak Yilmaz e Ozan Tufan. Os turcos ainda aguardam a definição dos Grupos E e F para saber se conseguirão avançar como um dos quatro melhores terceiros colocados, mas outra torcida já pôde comemorar com esse resultado: a Irlanda do Norte, do Grupo C, que se garantiu na próxima fase como um dos melhores terceiros.

FICHA TÉCNICA

Croácia 2 x 1 Espanha

Local: Estádio Matmut Atlantique, Bordeaux (França)
Data: 21/06/16
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Bjorn Kuipers (Holanda)

Gols: Morata, aos 6min, e Kalinic, aos 44min do 1º tempo; Perisic, aos 42min do 2º tempo
Cartões amarelos: Rog, Vrsaljko, Srna e Perisic (Croácia)

Croácia: Subasic; Srna, Corluka, Jedvaj e Vrsaljko; Badelj e Rog (Kovacic); Perisic (Kramaric), Rakitic e Pjaca (Cop); Kalinic. Técnico: Ante Cacic

Espanha: De Gea; Juanfran, Piqué, Sergio Ramos e Alba; Busquets; David Silva, Fàbregas (Thiago), Iniesta e Nolito (Bruno); Morata (Aduriz). Técnico: Vicente del Bosque

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos