Topo

Lesões de titulares aceleram processo e Grêmio quer zagueiro 'para ontem'

Pedro Geromel se lesionou na última partida e desfalca o Grêmio por três semanas - Lucas Uebel/Grêmio
Pedro Geromel se lesionou na última partida e desfalca o Grêmio por três semanas Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

22/06/2016 06h00

O Grêmio tinha um zagueiro acertado. O jogador, cujo nome é mantido em sigilo mas viria do exterior, estava com negociação tão avançada que poucos passos impediam um anúncio. Contudo, o jogo do último domingo contra o Cruzeiro mudou o contexto. Como o alvo poderia atuar apenas do meio para o fim de julho, não resolveria o problema imediato causado pelas lesões de Wallace Reis e Pedro Geromel. Agora o plano foi alterado e a expectativa é ter um novo defensor 'para ontem'. 

Geromel e Reis param por três semanas. Ambos com lesões idênticas, de grau dois na musculatura posterior da coxa direita. Perderão partidas contra Vitória, Atlético-PR, Santos, Inter e Figueirense, podendo retornar contra o Sport, no dia 17 de julho, apenas. 
 
O jogador que o Grêmio havia acertado estaria em condições de jogar apenas quando os titulares estivessem voltando, na melhor das hipóteses. Sendo assim, toda a negociação que estava prestes a ser concluída foi deixada em compasso de espera. 
 
"Precisamos avaliar uma série de coisas. Essas lesões mudaram um pouco o quadro. Antes tínhamos tempo, agora temos que pensar em vários fatores. Não adiantaria começar do zero, porque uma nova negociação também demoraria. Estamos negociando, vamos ver o que conseguimos", disse o vice de futebol do clube, Alberto Guerra, ao UOL Esporte. 
 
Guerra não descarta fechar com o jogador, mantido em sigilo. O dirigente adianta que se trata de um atleta que ainda não foi especulado pela imprensa. Ou seja, os nomes mais fortes anteriormente - Zambrano e Diego Polenta - estão descartados. Felipe Trevisan, do Hannover, da Alemanha, também está fora dos planos porque o clube considera que nas últimas temporadas ele acabou atuando poucas vezes e demoraria para ter condição de atuar em alto nível. 
 
"Temos que pensar. Não vamos tomar qualquer decisão imediatamente. Mas estamos muito atentos a tudo. Pode ser que possamos mudar para alguém que chegue imediatamente", disse Guerra. 
 
O prazo pode ser estabelecido com o clássico Gre-Nal. O jogo do dia 3 de julho está entre os que a defesa titular não estará disponível. Ali seria interessante já ter um atleta mais experiente no último setor antes do goleiro Marcelo Grohe. 
 

Dupla suplente não foi bem 

 
Utilizados juntos no Gauchão e na Libertadores, a dupla de zaga considerada reserva do Grêmio não foi bem. Fred e Bressan atuaram lado a lado nos jogos das semifinal do Gauchão, com eliminação para o Juventude. E também no jogo de ida das oitavas de final da Libertadores, quando Bressan falhou e o Rosario Central venceu, em Porto Alegre, por 1 a 0, abrindo caminho para a queda na competição continental. Na ocasião, Geromel havia contraído caxumba. 
 
Além deles há no grupo o jovem Rafael Thyere à disposição. Ele, contudo, é considerado insuficiente para jogos mais duros. Recentemente o Tricolor liberou Werley para o Figueirense.