Tite sugere alternativa a final em pênaltis e exalta jogo coletivo do Chile

Do UOL, em São Paulo

  • AFP PHOTO / ALFREDO ESTRELLA

    Técnico da seleção brasileira elogiou atuação das duas equipes na final

    Técnico da seleção brasileira elogiou atuação das duas equipes na final

O novo técnico da seleção brasileira, Tite, acompanhou in loco a final da Copa América Centenário entre Chile e Argentina neste domingo. Após a vitória dos chilenos nos pênaltis, o treinador apontou a equipe comandada por Juan Antonio Pizzi como a responsável pelo melhor futebol coletivo da América do Sul – à frente de Argentina, Brasil e Chile.

"Não sei avaliar no patamar mundial, mas no jogo coletivo é emblemático, é forte. Aí ele potencializa as individualidades. Talvez o jogo coletivo do Chile seja hoje o melhor da América do Sul", declarou Tite, em entrevista ao canal de TV por assinatura SporTV, destacando a atuação das duas equipes na decisão deste final de semana.

"(Foi um) jogo de qualidade técnica e nível de concentração muito alta, alternando momentos de uma equipe mais leve, que flutua, com triangulação e mais entrosado - o Chile. A qualidade técnica e individual da Argentina… Não precisa falar de Messi. O Chile está muito forte", declarou também.

O treinador destacou a "importância de assistir jogos" como a final da Copa América, agora que está à frente da seleção para ir se "ambientando a essa nova situação". "A ficha ainda não caiu", reconheceu.

Em sua entrevista, o treinador fez questão de destacar ainda a pressão sobre a seleção argentina pela falta de títulos. Para Tite, poderia haver uma alternativa menos "desumana" às cobranças de pênaltis para decisões como a deste domingo.

"Eu tenho uma opinião formada a respeito de penalidades máximas: é desumano. Devíamos, não sei, criar um outro tipo de decisão. Claro que há qualidade técnica, equilíbrio emocional, mas poderia ser de outra forma", afirmou.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos