Topo

Quem assumiu a liderança no Flu após a saída de Fred

MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC
Imagem: MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

28/06/2016 06h00

Nos últimos sete anos, existia uma clara liderança dentro do Fluminense. Com a saída de Fred, porém, abriu-se uma brecha nos bastidores das Laranjeiras para o posto ocupado pelo atacante. Quem está em evidência, naturalmente, é Gum, que já exercia esse tipo de influência no grupo, mas viu sua autoridade aumentar com a negociação do camisa 9 com o Atlético-MG.

O zagueiro, no entanto, não é a única liderança do Fluminense. Gum agora divide essa tarefa com Cícero, que por muitos anos gostaria de ter maior influência nos bastidores, mas via a presença de Fred como obstáculo. Mesmo assim, o clima entre os dois foi de respeito e não de racha, como alguns torcedores acreditam.

Gum e Cícero, portanto, exercem a liderança mais forte, enquanto outros dois jogadores cumprem tal papel sem tanta militância. Trata-se de Diego Cavalieri e Pierre. O goleiro está no Fluminense desde 2011 e naturalmente ocupa cargo de influência, embora a pouca comunicação impeça maior abrangência. Mesma situação vive o volante, sem tanto tempo de clube – desde 2015.

Fora a influência nos bastidores, existe um outro tipo de influência no futebol: a técnica. Neste quesito, nenhum outro jogador tem sido mais importante que Gustavo Scarpa. O próprio jogador admite que esse seria o caminho natural pelo o que é visto nos jogos do Tricolor.

“Eu já esperava ser apontado como o líder do Fluminense depois da saída do Fred. Ao menos a liderança técnica, né? A liderança no grupo a gente acaba dividindo entre o grupo todo, que já é bastante unido e isso fortalece ainda mais”, afirmou o apoiador.

Com bastante evangélicos no elenco, o Fluminense conta com um grupo ‘dos homens de Deus’. Aqui novamente Gum aparece com liderança, mas ela é dividida com Magno Alves, que até mesmo prega em igrejas nas horas vagas.