Topo

Barça tenta encontrar "novo Messi" nas categorias de base do Ajax

Donny van de Beek está sendo observado de perto pelo Barcelona - Tom Dulat/Getty Images
Donny van de Beek está sendo observado de perto pelo Barcelona Imagem: Tom Dulat/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

30/06/2016 08h48

O Barcelona é um dos clubes que faz excelente trabalho de monitoramento de jovens talentos por todo planeta. Desta forma, os catalães costumam assegurar contratações importantes para seu plantel, como aconteceu com Lionel Messi, Neymar e, futuramente, poderá acontecer com Gabriel Jesus.

Segundo o jornal espanhol “Mundo Deportivo”, o Barcelona está observando atentamente cinco talentos que surgiram nas categorias de base do Ajax, tradicional clube holandês. No entanto, um deles pode receber uma proposta em breve.

Donny van de Beek, de 19 anos, é um meio-campista de bom toque de bola e capacidade para atuar em diversas funções do setor. O jogador chamou atenção dos dirigentes catalães durante uma partida disputada entre as equipes de base dos dois clubes. Entretanto, a negociação não deverá ser fácil, uma vez que o atleta acabou de ser alçado ao time principal e é considerado uma das principais promessas para os próximos anos.

Outros jogadores observados pelo Barça são Jairo Riedewald, defensor de 20 anos, Riechedly Bazoer, meio-campista de 20 anos, e Vaclav Cerny, atacante de 19 anos. Bazoer se destacou por sua versatilidade, algo que atrai os dirigentes catalães, e já é monitorado de perto por Robert Fernández, responsável por indicar reforços para a equipe principal do Barcelona.

Riedewald e Cerny, assim como Riechedly, já integram a equipe profissional do Ajax desde o último ano, quando foram promovidos por Frank de Boer. Na Holanda, Riedewald é comparado ao astro Marc Overmars, que também fez história com a camisa do Barcelona. Já Cerny chamou atenção pela facilidade em atuar pelos lados do campo e pela qualidade nas assistências e finalizações.

O último jogador que foi colocado no radar do Barcelona é Matthijs De Ligt, de apenas 17 anos. Considerado um defensor de grande força física, o atleta também pode atuar como volante por ter boa técnica. Capitão do Ajax e da seleção holandesa sub-17, que foi semifinalista no último torneio europeu da categoria, o jogador é observado de perto por técnicos da categoria de base catalã.