País de Gales vira sobre a Bélgica, vai à semifinal da Euro e faz história
Histórico! A seleção que jamais havia chegado à Eurocopa está classificada à semifinal na França. Nesta sexta-feira (1º), pelas quartas de final, País de Gales venceu a Bélgica por 3 a 1 de virada e enfrentará Portugal pela vaga na decisão.
Em jogo de belos gols, Nainggolan abriu o placar para os belgas, mas Williams, Kanu e Gunter viraram para fazer a alegria dos galeses. Na semifinal, na próxima quarta (6), Gales enfrenta Portugal em duelo das duas grandes estrelas do Real Madrid: Gareth Bale e Cristiano Ronaldo.
O último grande resultado de Gales no futebol havia sido em... 1958! Na Copa do Mundo que deu a primeira das cinco estrelas ao Brasil, os galeses chegaram às quartas de final, terminando o Mundial da Suécia na sexta colocação. Agora, quase 60 anos depois, Gales seu maior resultado na história do futebol.
Quem brilhou: Aaron Ramsey

O jogador do Arsenal deu as duas assistências para os gols do País de Gales. Além disso, foi dono do meio de campo galês, ocupando quase todos os espaços e jogando em várias funções. Mas tomou segundo cartão amarelo e está fora da semifinal contra Portugal.
Quem decepcionou: De Bruyne

Estrela do Manchester City, De Bruyne teve atuação apagada contra Gales. Desconfortável em meio à intensa marcação galesa, nem conseguiu criar boas chances para os companheiros nem acertou a pontaria de fora da área.
Bélgica começa melhor, mas Gales corre atrás do prejuízo

A Bélgica assumiu o papel de favorita desde o apito inicial. Logo aos sete minutos, bombardeou a zaga do País de Gales com três finalizações na grande área e em seguida quase abriu o placar em escanteio. Aos 14, porém, não teve jeito para os galeses: Nainggolan acertou uma bomba de muito longe no ângulo e colocou os belgas à frente.
Apesar do domínio inicial da Bélgica, Gales não se acuou no jogo, chegou bem pelos lados, principalmente com Bale. Numa das descidas, Ramsey cruzou e Taylor finalizou da marca do pênalti para grande defesa de Courtois. O goleiro belga, contudo, não parou cabeceio de Williams, que deixou tudo igual em cobrança de escanteio de Ramsey aos 29 minutos. Nos 15 minutos finais, o jogo continuou muito disputado, mas sem grandes chances.
A Bélgica voltou dos vestiários com nova pressão inicial. Lukaku, de cabeça, e De Bruyne e Hazard, com chutes fortes, quase balançaram as redes. Gales, mais uma vez, não sentiu a blitz belga e nem falhou quando teve a oportunidade. Kanu recebeu de costas na área, girou fintando três marcadores e finalizou colocado. Golaço!
Depois da virada, Gales tomou o controle do jogo, com mais posse de bola, finalizações e escanteios. A Bélgica apostava pelo alto com Fellaini, que entrou no intervalo e perdeu duas chances claras. Mas Gunter, justamente de cabeça pelo alto, fez 3 a 1 para os galeses para fechar a conta e fazer história.
Galeses vão à loucura em Cardiff
O gol do capitão Williams, que deixou tudo igual para Gales contra a Bélgica, levou o país inteiro à loucura. A festa tomou conta da capital Cardiff, onde nem a lama atrapalhou a alegria dos galeses. Imagina com a classificação...
Família real acompanha geração belga
O rei Philippe, da Bélgica, e sua filha, a princesa Elisabeth, assistiram à partida contra o País de Gales nas quartas de final da Eurocopa. Pé frio, ein, seu rei?

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.