Topo

Filme com Pelé e Stallone é inspiração da Islândia diante da França

Clive Brunskill/Getty Images
Imagem: Clive Brunskill/Getty Images

DO UOL, em Paris

03/07/2016 06h00

Sensação da Eurocopa, a Islândia conquistou adeptos pelo mundo com a história do país minúsculo desafiando potências europeias do futebol. E o roteiro de superação na base da bola foi justamente a inspiração para a criação da camisa branca com faixas verticais vermelha e azul, e que será utilizada neste domingo às 16h (de Brasília), no duelo contra a mandante França, em Sant Denis, pelas quartas de final.

O jornal espanhol, El Confidencial, conta que o filme americano “Escape to Victory” (Fuga para a vitória)produzido em 1981 e com a participação de Pelé e Silvester Stallone, entre outros atores e jogadores, foi a referência para a produção da camisa da Islândia.

Cena do filme "Fuga para a vitória" com a participação de Pelé - Reprodução - Reprodução
Cena do filme "Fuga para a vitória" com a participação de Pelé. Camisa inspirou Islândia
Imagem: Reprodução
O filme se passa em um campo de prisão nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Um grupo de prisioneiros aliados mede sua força diante de uma seleção alemã como desculpa para executar um plano de fuga. O uniforme da mística seleção de prisioneiro é a inspiração da Islândia.

A camisa foi produzida pela fornecedora italiana, Errea. E o direcionamento da execução do uniforme com as faixas verticais vermelha e azul foi realizado pela Federação de futebol da Islândia no começo do ano.

O sucesso da seleção islandesa na Eurocopa fez com que a camisa fosse esgotada em lojas físicas e online. A fabricante divulgou nota como desculpa aos fãs nesta semana. Segundo ela, a demanda cresceu quase 1.000% desde o início da temporada.

“Tenham certeza que já trabalhamos com a reposição do estoque para que você possa torcer uniformizado pela Islândia˜, avisou.

O duelo contra a França será o último das quartas de final da Eurocopa. O vencedor encara a Alemanha, na próxima quinta-feira, pela semifinal. Do outro lado da chave, Portugal e País de Gales se enfrentam na quarta-feira. A decisão ocorre no próximo domingo em Sant Denis.