Topo

Eles fizeram história no Vasco. E agora comandarão filial do Corinthians

Os amigos e ex-jogadores Felipe e Pedrinho durante curso de treinadores na CBF - Reprodução/ Instagram
Os amigos e ex-jogadores Felipe e Pedrinho durante curso de treinadores na CBF Imagem: Reprodução/ Instagram

Bruno Braz e Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

04/07/2016 16h32

Felipe e Pedrinho fizeram história no Vasco com a bola nos pés e decidiram seguir no futebol após a aposentadoria. Depois de realizar um curso de treinadores na CBF (Confederação Brasileira de Futebol) em 2015, a dupla foi convidada para comandar o Tigres do Brasil no Campeonato Carioca de 2017.

Caberá ao ex-lateral e meia Felipe a função de técnico. Pedrinho, que recentemente foi auxiliar de Deivid no Cruzeiro, volta ao papel ao lado do velho amigo. Os dois começaram juntos no futsal do Cruzmaltino e subiram ao profissional no final de 1995.

Diretor-executivo do Tigres, Fábio Araújo destacou a reformulação na administração do clube e a aposta na nova geração de treinadores.

"Na verdade é nisto que a gente aposta. Estamos com uma gestão totalmente nova no clube, estando a frente o deputado (estadual) Washington Reis. Estamos com incumbência de fazer um futebol novo, diferenciado do que tem acontecido no Rio de Janeiro. Espero que os dois transfiram todo o conhecimento e sucesso que tiveram no futebol nesta nova empreitada. Nossa escolha por eles também se deu por estarmos priorizando os treinadores formados na escola da CBF. Eles se conhecem há 30 anos, então apostamos nessa parceria e bom ambiente", disse ao UOL Esporte.

O Tigres do Brasil ficou conhecido por ser uma espécie de "filial do Corinthians" no Rio. A parceria consiste no empréstimo de alguns jogadores para o clube carioca, nos moldes de como já foi feito, por exemplo, com o Bragantino. No Campeonato Carioca de 2016, cerca de 10 atletas compuseram o elenco de Xerém (RJ):

"A parceria com o Corinthians vai até 31 de janeiro de 2018. A renovação deles é automática. O Campeonato Carioca vai até maio, mas como não temos um calendário anual, depende da nossa participação no estadual, que pode nos dar uma classificação para a Série D do Brasileiro".

Felipe e Pedrinho assinaram um contrato de um ano, até junho de 2017. Nesta terça-feira ocorrerá uma reunião com o restante da comissão técnica para fazer o planejamento da temporada.

Pelo Vasco ainda como jogadores, a dupla conquistou o Brasileirão em 1997 e 2000, o Campeonato Carioca de 1998, a Copa Libertadores de 1998, o Rio-São Paulo de 1999 e a Copa Mercosul de 2000. Felipe, inclusive, é o jogador mais vitorioso da história do clube de São Januário.

O Maestro também atuou no Rio de Janeiro por Flamengo e Fluminense. Pelo Rubro-negro, foi destaque e comandante do título estadual de 2004. Já Pedrinho vestiu a camisa tricolor no ano de 2006 e a do Olaria em 2011 e 2012.