Topo

Palmeiras recebe proposta de Barça e Inter e age para segurar Gabriel Jesus

Gabriel Jesus marca um dos gols do Palmeiras contra Figueirense -  Eduardo Anizelli/Folhapress,
Gabriel Jesus marca um dos gols do Palmeiras contra Figueirense Imagem: Eduardo Anizelli/Folhapress,

Danilo Lavieri e Pedro Lopes*

Do UOL, em São Paulo

05/07/2016 06h00

Após diversas sondagens, o Palmeiras finalmente recebeu duas ofertas concretas por Gabriel Jesus. Os interessados são gigantes europeus: Barcelona (ESP) e Internazionale de Milão (ITA). Apesar disso, a hipótese de perder o atacante agora é considerada muito remota dentro do alviverde, e uma saída, se ocorrer, será só no final do ano.

As conversas com os dois clubes envolveriam pagamento agora, mas a transferência só seria concretizada em dezembro. Este, aliás, tem sido o recado mandado pelo Palmeiras ao mercado: não há disposição em perder nenhum jogador importante antes do final do Campeonato Brasileiro - o alviverde está firme na briga pelo título e lidera a competição.

O contrato de Gabriel Jesus tem uma característica diferente: a multa rescisória de 40 milhões de euros tem valor reduzido para 24 milhões caso a proposta parta de PSG, Manchester United, Bayern de Munique, Real Madrid ou o próprio Barcelona, que oferece justamente esse valor. Para a Inter, a multa é a original.

Qualquer time que queira ficar com o jogador, basta depositar o valor da multa sem nenhuma consulta ao clube alviverde. Mas, pela política de relações habituais entre os clubes europeus e os brasileiros, os representantes dos clubes de fora chamam para conversas mesmo que estejam dispostos a pagar o valor integral.

Nas conversas com os clubes brasileiros, explicam interesse no jogador e tentam negociar para baixar o valor. É o que cartolas de Barcelona e Inter fizeram até agora. O Palmeiras não tem o que fazer se os dois quiserem pagar a multa e seu poder negociação é em duas frentes: não aceitar valores abaixo da multa e tentar convencer o jogador a não querer sair até o fim do ano. Com um "não" de Gabriel, um clube da Europa pode desistir de querer levar o atleta.

Na disputa contra os italianos, o Barça leva vantagem. Além da multa reduzida, pessoas próximas a Gabriel garantem que seu plano passa muito mais perto da Catalunha, e o futebol italiano não é visto como cenário ideal para o próximo passo na sua carreira.

Mas o plano do Palmeiras de segurá-lo até o fim do ano o convencendo a ficar já parece ter resultado. Na segunda, após a vitória sobre o Sport, Gabriel afirmou que não sairá agora. "Já está definido. Minha vontade é ficar no Palmeiras, confio no meu trabalho, no trabalho do professor Cuca. A equipe é muito boa hoje", falou.

Conversas para manter o elenco

Além de Jesus, o Palmeiras também teve uma proposta do futebol chinês por Dudu, que acabou recusada. O alviverde tem conversado com os jogadores e explicado para suas principais peças que é importante ninguém sair agora. Os clubes que o procuram para falar sobre negociações agora ouvem a resposta de que o Palmeiras só pretende conversar para liberar qualquer atleta em dezembro.

Pode pintar mais concorrência

O interesse europeu em Gabriel Jesus deve esquentar ainda mais: empresários com bom trânsito no Real Madrid afirmam que os espanhóis observam o atacante de perto devem ser os próximos a entrar na briga com uma oferta.

Procurado pela reportagem, o Palmeiras não confirma as propostas por Gabriel Jesus, e tem como política não comentar negociações de jogadores. No entanto, depois da vitória por 3 a 1 sobre o Sport, o próprio atacante comentou sobre o assédio do futebol europeu. O camisa 33 sentenciou o 'fico', pelo menos por enquanto.

"Já está definido. Minha vontade é ficar no Palmeiras, confio no meu trabalho, no trabalho do professor Cuca. A equipe é muito boa hoje", discursou a revelação de 19 anos do atual líder do Brasileirão.

* colaborou José Edgar de Matos