Topo

Ex-técnico diz que revelação portuguesa tem "23 ou 24 anos", e não 18

Renato Sanches tem 18 anos, mas documentação levanta suspeitas - Lee Smith/Reuters
Renato Sanches tem 18 anos, mas documentação levanta suspeitas Imagem: Lee Smith/Reuters

Do UOL, em São Paulo

05/07/2016 17h36

O ex-treinador francês Guy Roux levantou suspeitas a respeito da legitimidade dos documentos do meia português Renato Sanches, que recentemente trocou o Benfica pelo Bayern de Munique.

Em entrevista ao canal de TV romeno Dolce Sport, Roux insinuou que Sanches, destaque da seleção portuguesa na Eurocopa 2016, teria 24 anos, e não 18 como afirma oficialmente.

“Ele diz que tem 18 anos, mas acredito que deveriam ver seu passado. Sua data de nascimento foi declarada anos depois, por isso sua data no registro não é a correta. Posso assegurar que ele tem 23 ou 24 anos”, afirmou Roux.

Apesar do tom da crítica, Guy Roux jamais trabalhou com Renato Sanches. O francês foi treinador do Auxerre por 44 anos, de 1961 a 2005, além de ter passado pelo Lens em 2007. Sanches, por sua vez, profissionalizou-se em 2014 no time B do Benfica.

A declaração do francês chegou à seleção portuguesa e foi recebida com humor pelo técnico Fernando Santos. Em entrevista coletiva, Santos se utilizou como referência para defender a legitimidade das informações do meia.

"Renato Sanches nasceu em Portugal, não nasceu em qualquer lugar, assim como eu. Foi registrado em Portugal, assim como eu, por isso tem 18 anos, assim como eu tenho 61", declarou o técnico. "Todo o resto é brincadeira."

As suspeitas a respeito da idade de Sanches, entretanto, não são novas. Nascido em 18 de agosto de 1997, em Lisboa, o meia só foi registrado em 2002 por conta da separação de seus pais. O Sporting chegou a insinuar manipulação de documentos, mas recuou mediante ameaça de processo por parte do Benfica.