Topo

Flu negocia terreno para estádio ao lado da Vila do Pan

Enquanto não constrói o próprio, Flu usará estádio do América, em Edson Passos - Divulgação/América-RJ
Enquanto não constrói o próprio, Flu usará estádio do América, em Edson Passos Imagem: Divulgação/América-RJ

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

05/07/2016 06h00

Cada vez mais próximo de contar com o centro de treinamento, o Fluminense já deu início ao projeto para ter o estádio próprio. Assim como o CT, o terreno da nova casa também deverá ser em Jacarepaguá, ao lado da Vila do Pan. O clube agora negocia a melhor forma de adquirir o local para dar seguimento ao plano.
Por ser próximo ao centro de treinamento, o terreno já terá problemas semelhantes. O principal deles é a qualidade do solo que precisará de aterramento, o que gera um custo alto – aproximadamente 35% do total do CT, por exemplo. Vale lembrar que a Vila do Pan tem sofrido com afundamento de calçadas, causando transtorno nos moradores.

Vice-presidente de Projetos Especiais do clube, Pedro Antônio, minimiza a questão mesmo sem confirmar se o Fluminense de fato negocia um terreno no local para a construção do estádio. “O Rio de Janeiro é cercado de rio e montanha. Provavelmente todos os terrenos teriam que passar por esse aterramento. Isso não é um problema, é algo normal”, disse o cartola em rápido contato com o UOL Esporte.

A ideia do Fluminense é construir um estádio para um público entre 25 e 40 mil pessoas. O objetivo não é abandonar de vez o Maracanã, mas utilizá-lo apenas em jogos grandes. Até mesmo alguns jogos de maior apelo poderiam ocorrer. Isso afetaria diretamente o preço da construção, tornando-a mais barata.
O estádio é um desejo do presidente Peter Siemsen, que quer deixar a situação encaminhada antes de deixar o cargo na segunda quinzena de novembro. O dirigente foi um dos responsáveis pela construção do centro de treinamento e também quer ser lembrado como um dos incentivadores da nova casa.

“São cinco anos de gestão e só consegui jogar dois anos e meio no Maracanã. Ou estava em reforma, Copa das Confederações, Copa do Mundo, Olimpíada. A dependência da área pública é ruim. Por isso o foco de construir um estádio privado do Fluminense, dando esse pulo de patamar”, disse Peter Siemsen recentemente.

Vale lembrar que o Fluminense foi o primeiro time a ter um estádio próprio: Manuel Schwartz, conhecido antigamente como Estádio Álvaro Chaves, por conta do nome da rua do local. Construído em 1904, o Tricolor mandava seus jogos lá até a construção do Maracanã, em 1950.