Topo

C. Ronaldo decide, iguala Platini e recoloca Portugal na final da Eurocopa

Veja os gols de Portugal 2 x 0 País de Gales

UOL Esporte

Do UOL, em São Paulo

06/07/2016 17h49

Com direito a gol e recorde de Cristiano Ronaldo, Portugal está de volta à decisão da Eurocopa após 12 anos. Nesta quarta-feira (6), em Lyon, os portugueses fizeram 2 a 0 sobre o País de Gales na semifinal e agora esperam o vencedor de França x Alemanha para saber quem enfrentarão na final na briga pelo título inédito. 

Cristiano Ronaldo foi o nome do jogo. O craque português abriu o placar de cabeça e participou do segundo gol dos lusos, anotado por Nani. Com o gol na semifinal da Eurocopa, CR7 chegou a nove na história da competição, igualando-se assim a Michel Platini como artilheiro histórico do torneio. Foi seu terceiro gol na França - os outros dois foram marcados no jogo contra a Hungria, que valeu a classificação portuguesa ao mata-mata. 

Com o resultado, Portugal vence sua primeira partida em 90 minutos nesta edição da Eurocopa e volta à final do torneio após o vice-campeonato diante de seus torcedores, em 2004, contra a Grécia. Após o apito final, sob comando do Luis Felipe Scolari, aliás, o jovem Cristiano chorava copiosamente. Vale acompanhar como será o desfecho 12 anos depois.

Cristiano Ronaldo ofusca Gareth Bale

CR7 e Bale - John Sibley/Reuters - John Sibley/Reuters
Imagem: John Sibley/Reuters

Duas grandes estrelas da semifinal entre Portugal e Gales, os companheiros de Real Madrid Cristiano Ronaldo e Gareth Bale roubaram todas as atenções mesmo antes do pontapé inicial em Lyon. Mas o português levou a melhor. CR7 ficou sobrecarregado nas bolas aéreas, reclamou de pênalti e buscou pouco a bola fora da área no primeiro tempo. Mas decidiu a partida em menos de 10 minutos na etapa final: primeiro com gol de cabeça e depois com chute cruzado que virou assistência para Nani. Bale até foi o mais perigoso de Gales, principalmente nas descidas pelo lado direito, mas não decidiu quando teve a oportunidade e foi ofuscado pelo grande segundo tempo do português.

André Rocha: Ronaldo já é Bola de Ouro

Na opinião do blogueiro do UOL Esporte André Rocha, com o título da Liga dos Campeões e a vaga na final da Eurocopa, Cristiano Ronaldo garantiu a Bola de Ouro do ano. De quebra, para Rocha, CR7 pode tirar de si no domingo o asterisco que paira sobre o eterno rival Lionel Messi

Portugal e Gales fazem 1º tempo medroso, mas CR7 decide

Portugal - Carl Recine/Reuters - Carl Recine/Reuters
Imagem: Carl Recine/Reuters

Jogo disputado, com muita movimentação mas poucas chances de gol. Assim foi o primeiro tempo da semifinal. Portugal deu a posse de bola ao rival desde o início da partida, apostando no contra-ataque veloz com Renato Sanches, Nani e Cristiano Ronaldo. Mas, precipitado, abusou das bolas alçadas na área para CR7, anulado entre os zagueiros. Gales foi mais perigoso, principalmente nas arrancadas de Bale pela direita, mas também não criou uma grande oportunidade de gol. Mais medo que futebol na etapa inicial em Lyon.

Cristiano Ronaldo voltou diferente para o segundo tempo. E, com ele, mudou também Portugal. Com mais espaço para flutuar em campo e menos preso entre os zagueiros galeses, CR7 resolvou a parada para os portugueses em menos de 10 minutos. Primeiro, em cobrança de escanteio, subiu muito alto e testou firme para abrir o placar. Depois, arriscou de fora da área e encontrou o pé de Nani, que empurrou para fazer 2 a 0. Com a vantagem, Portugal só administrou a partida e Gales não teve forças nem mesmo para diminuir o placar. 

Julio Gomes: Quem ainda precisa engolir Ronaldo?

É a pergunta que se faz Julio Gomes, blogueiro do UOL Esporte. Para Gomes, Cristiano é o atacante mais completo que ele viu. Mais que Romário, Ronaldo ou Batistuta. Podem não gostar do seu cabelo ou da sua marra, podem não achá-lo tão encantador e genial como Messi, mas o craque português não tem mais nada a provar a ninguém

Foto e hino ao lado do ídolo

Fã - REUTERS/Carl Recine - REUTERS/Carl Recine
Imagem: REUTERS/Carl Recine

Antes do pontapé inicial em Lyon, um fã de Cristiano Ronaldo invadiu o gramado para tirar fotos com o ídolo. Vestido com roupas com símbolo oficial da Eurocopa, ele não se deu por satisfeito e permaneceu em campo durante a apresentação da partida, acompanhando o hino e a foto oficial. A cena inusitada gerou gargalhadas do goleiro Rui Patrício e, claro, de Cristiano Ronaldo. Segundo fontes locais, o jovem é um dos voluntários da Euro-16.

Ausências de peso

Pepe - REUTERS/John Sibley - REUTERS/John Sibley
Imagem: REUTERS/John Sibley

Tanto Portugal como Gales tiveram ausências a lamentar na semifinal da Eurocopa. Os portugueses perderam por lesão o zagueiro Pepe, um dos destaques da equipe na competição. Já os galeses não puderam contar com o meia Aaron Ramsey, que tinha sido o melhor em campo nas quartas de final contra a Bélgica - e acabou fazendo muito mais falta à sua seleção que o zagueiro luso-brasileiro.