Topo

Fora dos planos da CBF, Primeira Liga discute calendário de 2017 na segunda

Fluminense foi o primeiro campeão da história da Primeira Liga - MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC
Fluminense foi o primeiro campeão da história da Primeira Liga Imagem: MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

07/07/2016 17h14

Em uma reunião agendada para a próxima segunda-feira, a Primeira Liga discutirá o seu calendário de 2017. O encontro já estava marcado anteriormente, mas ganhou relevância na última quarta-feira (7) após a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgar seu cronograma para a próxima temporada e não incluir a competição nas planilhas.

A informação foi confirmada ao UOL Esporte pelo diretor jurídico da Primeira Liga, Eduardo Carlezzo. Segundo ele, a reunião de segunda-feira já determinará o calendário da competição. Ainda de acordo com Carlezzo, a CBF tem conhecimento desse fato. 

VEJA TAMBÉM: Corinthians, Palmeiras, Santos e SP se reúnem por avanços em nova Liga

Na última quarta, a entidade que comanda o futebol no país divulgou o novo calendário reservando datas para os campeonatos estaduais, regionais, nacionais e internacionais, além de compromissos para a seleção brasileira.

Na hora de citar os regionais, no entanto, falou apenas sobre Copa do Nordeste e Copa Verde. Além disso, citou que a "quantidade de datas para cada competição depende da composicão feita entre as federações e os clubes envolvidos, com anuência da CBF". 

Funcionários da CBF afirmam que o alarde criado para o fato é desnecessário e enxergam como natural a colocação da Primeira Liga entre as datas reservadas para os regionais. São oito datas para este tipo de competição. Nesta temporada, a Primeira Liga foi disputada em cinco, sendo três para a primeira fase, uma para semifinal e outra para a final. 

Além de discutir o calendário de 2017, a Primeira Liga também resolverá uma discussão interna. Como mostrou a ESPN, os clubes do Rio de Janeiro e de Minas Geais gostariam que a competição fosse disputada em sete datas. As agremiações de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul sugerem dez datas, o que dificilmente será aceito pela CBF. 

Hoje, a Primeira Liga tem as presenças de América-MG, Atlético-MG, Cruzeiro, Atlético-PR, Coritiba, Paraná, Chapecoense, Criciúma, Avaí, Figueirense, Joinville, Fluminense, Flamengo, Internacional e Grêmio. Já houve sondagem aos clubes paulistas, mas, em um primeiro momento, eles não se animaram com a ideia.