Topo

Independiente del Valle vence o Boca de virada e abre vantagem na semifinal

Javier Cazar/AFP Photo
Imagem: Javier Cazar/AFP Photo

Do UOL, em São Paulo

07/07/2016 23h50

O Independiente del Valle venceu de virada o Boca Juniors por 2 a 1, na noite desta quinta-feira (07), em Quito (EQU), no estádio Olímpico Atahualpa. Com o resultado, abriu pequena vantagem no confronto de semifinal da Copa Libertadores, que será decidido em Buenos Aires.

Na altitude da capital equatoriana, o Del Valle conseguiu dominar o adversário na maior parte do jogo, e o fazia também no momento em que o Boca inaugurou a contagem, ainda no primeiro tempo, com chute certeiro de Pablo Perez. O time da casa voltou mais ligado na metade final e reverteu a situação, com gols de Cabezas e José Angulo.

A volta, na Bombonera, será no dia 14 de julho. O Del Valle jogará por qualquer empate. O Boca precisa de uma vitória simples para avançar. Novo 2 a 1, desta vez para os argentinos, levará o duelo para os pênaltis. Quem sair vitorioso do embate enfrentará o São Paulo ou o Atlético Nacional-COL na decisão do continental.

O melhor: Cabezas começa reação do Del Valle

Bryan Cabezas - Rodrigo Buendia/AFP Photo - Rodrigo Buendia/AFP Photo
Imagem: Rodrigo Buendia/AFP Photo

O meio-campista Cabezas, jogador que cai pelo lado esquerdo do campo, criou as melhores oportunidades de gol do Independiente del Valle na partida. Até que, depois de seus companheiros perderem algumas boas chances, ele mesmo decidiu arriscar um chute, aos 16 minutos do segundo tempo. O equatoriano dominou a bola, ajeitou o corpo e bateu cruzado, firme, para empatar o duelo em 1 a 1.

As caras novas do Boca: Zuqui dá assistência para gol

Fernando Zuqui - Dolores Ochoa/AP Photo - Dolores Ochoa/AP Photo
Imagem: Dolores Ochoa/AP Photo

O clube de Buenos Aires se reforçou com cinco nomes durante o recesso da Libertadores para a disputa da Copa América Centenário. Dois foram titulares contra o Del Valle: Benedetto, atacante, e o meio-campista Zuqui – este último foi responsável pela assistência que terminou em gol de Pablo Perez, aos 12 do primeiro tempo. Perez recebeu bola limpa na área e chutou cruzado, rasteiro, para abrir a contagem.

O pior: Fabra, lateral do Boca, “entrega” o jogo

O lateral direito Fabra, do Boca Juniors, esteve em dia complicado – especialmente no segundo tempo. Ele falhou em lance no qual Jose Angulo, artilheiro do Del Valle, falhou e, pouco mais tarde, aos 30 minutos da metade final, tornou a errar. Desta vez foi decisivo. Em erro de saída de bola, o mesmo Angulo saiu na cara do gol, invadindo a área pelo lado direita, e bateu forte para vencer o goleiro Orión. 

A bola do jogo: Boca quase empata

Azcona faz defesa em jogo contra o Boca Juniors - REUTERS/Henry Romero - REUTERS/Henry Romero
Imagem: REUTERS/Henry Romero

O jogo já se encaminhava para o final quando o Boca Juniors, em falta do meio da rua, teve uma última chance de subir bola na área. Aos 48 minutos do segundo tempo, Lodeiro o fez, na cabeça de Cata Díaz, que testou firme, mas no meio da meta. Azcona defendeu a finalização à queima-roupa e deu rebote para frente. Betancur chegou babando para colocar a redonda para dentro - Azcona, contudo, voou de peito nos pés do adversário e fez nova intervenção. 

Deu apagão no Atahualpa

 

Os refletores do estádio Olímpico Atahualpa falharam aos 38 do primeiro tempo, e o jogo teve de ser interrompido por breve período de tempo. Breve mesmo: dois minutos depois, a luz voltou e a partida recomeçou. No fim da metade inicial ocorreu novo apagão, outra vez solucionado com agilidade e que não afetou a sequência do confronto.

Lance polêmico: a bola entrou ou não?

Pablo Perez - Rodrigo Buendia/AFP Photo - Rodrigo Buendia/AFP Photo
Imagem: Rodrigo Buendia/AFP Photo

Aos 49 minutos do primeiro tempo, quando o Boca vencia por 1 a 0, Pablo Perez cruzou na área, o passe saiu ruim e a redonda tomou a direção do gol. O arqueiro do time equatoriano, enganado no lance, recuperou-se e agarrou a bola. Os argentinos, no entanto, reclamaram com a arbitragem: para eles, a bola ultrapassou a linha. Na sequência, o árbitro encerrou a metade inicial e mandou todo mundo para os vestiários. Nem a imagem da transmissão foi conclusiva - e, sem tecnologia na linha da meta, ficamos sem resposta concreta. 

Nova camisa do Boca. E aí, gostou?

Boca Junior posado - Javier Cazar/AFP Photo - Javier Cazar/AFP Photo
Imagem: Javier Cazar/AFP Photo

O Boca Juniors apresentou novo uniforme na partida desta quinta-feira (07), o de visitante com camisa e calção majoritariamente brancos e meiões amarelos. Na altura do peito, aparecem duas faixas, uma azul e outra dourada. Confira na foto.

Boa notícia para o Boca: Tevez fica

De acordo com notícia do jornal Daily Mail, Tevez e West Ham não chegaram a acordo salarial e o atacante ficará no clube de Buenos Aires para a sequência de 2016. O presidente do clube inglês confirmou que não houve acerto entre as partes e lamentou – sem deixar de dar uma “cutucada” no atacante. De todo modo, melhor para os argentinos.