Topo

Jean Chera abandona tratamento e não dá sinal a clube há duas semanas

Jean Chera, promessa do Santos, treina na Portuguesa Santista - Ugo Soares/UOL
Jean Chera, promessa do Santos, treina na Portuguesa Santista Imagem: Ugo Soares/UOL

Adriano Wilkson

Do UOL, em São Paulo

07/07/2016 11h05

O meio-campista Jean Chera interrompeu um tratamento que fazia para se recuperar de uma lesão no tornozelo, e funcionários da Portuguesa Santista, clube no qual ele estava jogando, não sabem onde ele está. De acordo com a apuração do UOL Esporte, pessoas que trabalham com o jogador acreditam que a lesão pode ter desmotivado o atleta, levando-o a repensar sua carreira.

Jean estava jogando pela Portuguesa Santista na quarta divisão do Campeonato Paulista, mas tinha contrato com o Santos, clube que o revelou e que o havia emprestado aos vizinhos.

Chera havia feito dois gols na competição e estava na reserva, mas durante um treino no dia 3 de junho torceu o tornozelo e foi se recuperar no Santos. Há duas semanas, ele simplesmente abandonou o tratamento e desde então não é localizado – chegou a mudar seu número de telefone.

Jean Chera tem 21 anos, foi considerado uma grande promessa das categorias de base santistas e foi revelado na mesma época de Neymar e Gabriel Barbosa, mas rodou por diversos clubes sem nunca ter conseguido se firmar.

Jean Chera posta foto de seu tornozelo inchado após torção em treino na Portuguesa Santista - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Em junho, Chera postou foto de seu tornozelo inchado com a legenda: "Vai entender"
Imagem: Reprodução/Instagram

Em abril deu uma entrevista ao UOL Esporte na qual afirmou que na Portuguesa Santista teria sua última chance de emplacar.

Celso Chera, seu pai e durante muito tempo também seu empresário, foi contatado pela reportagem e disse que depois da lesão Jean esteve no Mato Grosso, onde mora a família, mas que já não estava mais lá.

A reportagem tentou contato com o jogador, mas ele não retornou as ligações. 

Por meio de nota, a assessoria de imprensa do Santos, com o qual Chera tem contrato, confirmou o sumiço do jogador. "Fomos informados que nos últimos 12 dias de trabalho de fisioterapia o atleta não se apresentou no CT Rei Pelé." O Santos diz que "está buscando contato" com o meia.

Chera foi uma revelação santista que não conseguiu se firmar

Jean Chera chegou ao Santos aos 10 anos e em pouco tempo já tinha o maior salário da base. Quando o garoto tinha 16, seu pai pediu três vezes mais ao clube para renovar o vínculo, além de aumento progressivo e um adiantamento milionário. O Santos não aceitou.
 
Depois disso, o meia rodou por Genoa, da Itália, Flamengo, Atlético-PR, Cruzeiro, Oeste-SP, Paniliakos, da Grécia, e Cuiabá antes de voltar ao time da Vila Belmiro, que o contratou por um salário modesto e logo o emprestou à Portuguesa.

Em maio, ele marcou o gol da vitória de sua equipe logo em seu primeiro jogo.