Topo

Zé Roberto avalia G.Jesus: "Após Neymar, é o melhor que vi em 10 anos"

Zé Roberto diz que Gabriel Jesus é o melhor jogador revelado pelo Brasil nos últimos anos - César Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação
Zé Roberto diz que Gabriel Jesus é o melhor jogador revelado pelo Brasil nos últimos anos Imagem: César Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

07/07/2016 08h41

O lateral esquerdo Zé Roberto é um dos jogadores mais experientes em atividade no Brasil. Ao longo de sua carreira, o atleta teve oportunidade de atuar com diversos craques do futebol brasileiro e mundial. E, nesta reta final de sua carreira, o veterano tem a oportunidade de atuar ao lado de Gabriel Jesus, apontado por muitos como maior promessa do futebol brasileiro na atualidade.

Em entrevista ao jornal espanhol “As”, Zé Roberto revelou que Gabriel Jesus é o melhor jogador que viu ser revelado pelo Brasil desde que retornou ao país da Alemanha, em 2006. De acordo com o lateral, as características do atacante o tornam uma grande promessa mundial.

“Gabriel é diferente. Além do talento espetacular e da facilidade em marcar gols, não vi ninguém mais centrado no futebol do que ele. Isso é a coisa mais difícil de ver em um atleta que sai da categoria de base e vira ídolo no Brasil. Não deixar que isso suba para a cabeça. E Gabriel Jesus não se deslumbrou com a fama. Segue centrado em seus objetivos”, revelou Zé Roberto.

Após apontar Gabriel Jesus como maior revelação do futebol brasileiro, o lateral foi questionado se o jovem atacante é melhor que Neymar, que surgiu no Santos em 2009 e foi eleito o terceiro melhor jogador do mundo na temporada passada. De acordo com Zé, a comparação com Neymar não é justa, já que o atacante é “de outro planeta”.

“Não, cada coisa em seu lugar. Neymar é de outro planeta. Não pode entrar em nenhuma comparação porque não é justo. Nunca vi nada igual a Neymar. Para que tenha ideia, quando estava no Santos e Neymar era da base, nós, do profissional, muitas vezes parávamos nosso treinamento ou chegávamos uma hora antes para vê-lo treinar. Em 22 anos de carreira, nunca tinha ouvido falar de nada parecido. Neymar é extraterrestre. Mas, depois de Neymar, Gabriel Jesus é o melhor que vi sair da categoria de base no Brasil nestes 10 anos”, explicou Zé.

Ainda de acordo com o experiente lateral, Gabriel é um jogador que tem muita força, velocidade, técnica e explosão, o que torna difícil a comparação com qualquer outro atleta por suas características únicas. Zé ainda destacou que Jesus pode atuar em qualquer posição do setor ofensivo, destacando-se por sua polivalência e por ajudar no sistema defensivo. Com tais características, Zé Roberto acredita que Jesus já estaria pronto para o futebol europeu.

“Apesar da pouca idade, ir para a Europa seria fundamental para que siga seu crescimento como jogador de alto nível. Pelo que ele representa pelo Palmeiras e ao futebol brasileiro, o vejo preparado psicologicamente para isso. Está maduro o suficiente. Claro que quando um jogador é jovem e chega a um grande clube da Europa, que tem seu estilo de jogar, faz falta um período de adaptação. Mas é importante que vá para um clube que tenha jogadores de alta qualidade, que possam ajuda-lo a seguir crescendo. Mas, preparado ele está, tanto tecnicamente quanto emocionalmente”, salientou Zé Roberto.

O lateral esquerdo revelou que foi procurado por um dirigente do Bayern de Munique, um dos clubes que possui a “cláusula de desconto” no contrato de Jesus, para passar informações sobre o atacante. De acordo com Zé, o clube alemão passou a ser mais rigoroso na seleção de brasileiros após o problema enfrentado com o zagueiro Breno. Contudo, é em outra equipe da Europa que Zé Roberto gostaria de ver Gabriel Jesus.

“Sei que tem interesse do Bayern, Juventus, Barça e Real Madrid. É difícil escolher porque são gigantes. Então, fico com a parte futebolística, com estilos das equipes e jogadores. Creio que, neste momento, o Real Madrid é a melhor opção. Por como joga Zidane, com três atacantes. Gabriel pode jogar nas três posições do “ataque BBC”. Para mim, seria o clube ideal para Jesus porque poderia aprender com três grandes jogadores: Cristiano Ronaldo, Bale e Bezema. E vendo como Zidane deu oportunidade para jogadores jovens na temporada passada, creio que seria a oportunidade ideal para ter os minutos que necessita e ir evoluindo”, projetou Zé.

Por fim, o lateral descartou a possibilidade de Gabriel Jesus deixar o clube já nesta janela de transferências. Na opinião de Zé Roberto, o atacante voltará ao Palmeiras após a disputa dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que começam no dia 03 de agosto.

“Creio que será difícil ele sair, pois o Palmeiras não precisa vendê-lo e ele está muito focado em ganhar o Brasileiro e ser o craque do campeonato. Nós, que estamos próximos, percebemos que não há distração. Sua atenção não está no assédio internacional, e sim nos treinamentos e em conquistar outro título com o Palmeiras. A única forma que vejo dele sair antes do final do ano é se pagarem a multa rescisória”, finalizou o atleta.