De R10 nos EUA a desabafo de Levir: Flu coleciona polêmicas em 2016

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

O último ano do segundo mandato de presidente Peter Siemsen tem sido um tanto quanto movimentado. Ronaldinho deu o ar da graça na pré-temporada nos Estados Unidos e causou polêmica no elenco. Mais recentemente, o técnico Levir Culpi disse que não era compreendido pelos jogadores e agendou reunião com o mandatário para pedir demissão. O fato é que o Fluminense tem colecionado polêmicas em 2016.

O UOL Esporte separou os principais problemas enfrentados pelo Tricolor na temporada em ordem cronológica. De Ronaldinho nos Estados Unidos ao desabafo de Levir. Entenda o porquê do Fluminense ter desempenho tão irregular em 2016.

Ronaldinho 'volta' ao Fluminense e gera crise no elenco

Reprodução / Instagram

O ano do Fluminense já começou conturbado com a presença de Ronaldinho Gaúcho na pré-temporada do clube, em Orlando, nos Estados Unidos. O simples comparecimento do ex-camisa 10 não caiu bem no elenco. Um dos que mais reclamou foi Fred. O então capitão do Tricolor se posicionou contrariamente à ativação de marketing alegando que atrapalharia a preparação do grupo.

Irregularidade no Carioca faz 1ª vítima no Fluminense

Bruno Haddad / Site oficial do Fluminense


Após voltar dos Estados Unidos, o Fluminense iniciou a disputa da Primeira Liga e Campeonato Carioca. Apesar de ter sido campeão, o início na Liga Sul-Minas-Rio foi irregular. No Carioca, foi ainda pior. A sequência de resultados ruins fez com que Eduardo Baptista perdesse o prestígio e virasse a primeira vítima de um ano turbulento.

Treinador não foi o único a pagar o pato. Sobrou até para diretoria

Reprodução/Instagram


O então técnico Eduardo Baptista não foi o único bode expiatório pela má fase do Fluminense. Sobrou também para diretoria. Alegando problemas políticos, o presidente Peter Siemsen afastou o vice de futebol Mário Bittencourt e o diretor executivo Fernando Simone dos cargos.

Tudo se encaminhava para paz, mas Diego Souza pediu para sair

Nelson Perez / Site oficial do Fluminense


Com Levir Culpi, o Fluminense renovou o astral e tudo parecia se encaminhar para um ano de serenidade. Mas isso foi só a impressão. Alguns dias depois da chegada do novo treinador, Diego Souza alegou problemas particulares e pediu para voltar ao Sport. O comandante mostrou-se contente com a situação e elogiou a hombridade do camisa 10.

Levir briga, e Fred diz que não joga mais com o treinador no Flu

NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C


Com Fred, a história foi mais longa. Após um problema no vestiário, o atacante disse que não jogaria mais pelo Fluminense com o treinador no comando. Após alguns dias, os dois fizeram as pazes e mantiveram um relacionamento profissional.

Fred se abala com falta de prestígio e troca de casa

Pedro Martins/AGIF


Fred se resolveu com Levir Culpi, mas outra situação o incomodava: a falta de prestígio. Ao ser tratado como negociável, o jogador decidiu que seria melhor trocar de endereço. O Fluminense, por sua vez, pensava que a saída faria bem aos cofres do clube e não criou qualquer resistência.

Política ou revolta? Protestos irritam Fluminense

Bernardo Gentile/UOL


O enfraquecimento do elenco gerou preocupação na torcida. Logo, o temor virou raiva por conta da irregularidade da equipe, que despencou na tabela do Campeonato Brasileiro. Isso gerou dois protestos nas Laranjeiras. Um deles, mais violento, terminou com a janela do ônibus quebrada. As manifestações, vistas pelo clube como cunho político, afetaram muito alguns jogadores e irritou Levir Culpi.

Levir fala em pedir demissão, mas recua e segue no Flu

MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC


Na última quarta-feira, o técnico Levir Culpi estava tão insatisfeito após o empate com o Ypiranga pela Copa do Brasil que chegou a falar que pediria demissão no dia seguinte. O Fluminense contornou a situação e disse que tudo não passou de um desabafo após uma reunião do treinador e a cúpula do futebol.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos