Topo

Guardiola vê Inglês desafiador e elogia Mourinho: ajudou a elevar meu nível

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

08/07/2016 09h45

Cinco dias após ser apresentado à torcida, o técnico Pep Guardiola concedeu sua primeira entrevista coletiva pelo Manchester City nesta sexta-feira e destacou a dificuldade de jogar o Campeonato Inglês. Para ele, a competitividade dos clubes locais vai ser o seu maior desafio nesta primeira temporada.

“Eu sei o quão difícil é aqui na Inglaterra. Encontrar um time que vença quatro, cinco, seis jogos seguidos não é fácil. Talvez este seja o desafio”, disse.

Porém, ele não coloca o trabalho como o maior desafio da carreira. "Eu não sei realmente. Talvez quando eu assumi o segundo time do Barcelona foi o mais difícil. Você tem que ganhar todos os dias, todos os dias. Como no Bayern de Munique", disse.

"Estou chegando para treinar e ganhar o maior número de jogos possível. É melhor estar com essa pressão. Talvez a gente não seja capaz de vencer todos os dias, mas vamos tentar", completou.

O técnico de 45 anos, que chega ao clube inglês para substituir Manuel Pellegrini, já havia sido apresentado de forma oficial no último domingo, na City Football Academy (CFA), o centro de treinamentos da equipe, em um evento com a presença de cerca de 6 mil pessoas.

O espanhol iniciará o trabalho  ao mesmo tempo em que Jose Mourinho começará o seu no Manchester United. Para ele, será muito bom reviver a rivalidade com um grande treinador. "Não é sobre ele ou mim. O que importa é a equipe, e é tão difícil ganhar aqui. Jogamos muitas vezes um contra o outro e os grandes treinadores como Jose me ajudaram a chegar a outro nível como treinador".

Veja as melhores frases de Guardiola na enrevista:

Maior desafio da carreira?
"Pode ser o maior desafio porque o City não ganhou tantos títulos como Barcelona ou Bayern de Munique. Eu não sei. Você tem que se adaptar ao país onde se encontra. Eu fiz isso na Alemanha e vou fazer aqui".

Melhores técnicos na Inglaterra
"Os melhores jogadores podem vir para cá. Os fãs vão ao estádio para ver os jogadores. Eu não sei a razão pela qual os outros treinadores estão vindo para cá. Eu vim como jogador de futebol umas três vezes e como treinador de Barcelona e Bayern e vi a atmosfera. Eu vim aqui e disse 'wow'. Eu nunca vivi o Boxing Day, por exemplo, eu nunca joguei nas condições congelantes, quando está ventando. A ambição pessoal é provar a mim mesmo aqui".

Adaptação ao futebol inglês
"Quando cheguei ao Bayern de Munique, eu tinha uma ideia de passar para a frente o que eu sabia desde a idade de 13 anos. Eu aprendi que, no final, eu tenho que me adaptar à qualidade dos meus jogadores. A qualidade era totalmente diferente das que a dos jogadores do Barcelona. Eu tenho certeza que vai ser completamente diferente aqui na Inglaterra do que era na Alemanha. É por isso que estou aqui. Eu preciso adaptar as minhas ideias para a qualidade dos jogadores. Você tem que encontrar o mais rápido possível".

Trabalhar com jovens
"Em Barcelona, eu trabalhei muito com a segunda equipe. Quando fui para a primeira equipe, eu conhecia todos os jogadores da segunda equipe, da terceira equipe, da quarta equipe. Eu sei que Chelsea e Manchester City são os melhores clubes nisso, eles lutam para ganhar os títulos nas categorias de base. Eu percebi na última semana, trabalhando com jogadores da academia, estou realmente impressionado".