Topo

Lateral que pediu para deixar o Grêmio por causa de Felipão está de volta

Breno está de volta ao Grêmio e brigará por espaço após lesão no joelho - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Breno está de volta ao Grêmio e brigará por espaço após lesão no joelho Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

08/07/2016 06h00

Uma das principais apostas das categorias de base do Grêmio pediu para ir embora em 2014. Breno considerava-se perseguido pelas constantes cobranças do técnico Luiz Felipe Scolari. Alvo preferido em treinamentos, ele poucas chances recebia e, mesmo tentando mostrar serviço, acabava tendo atenção chamada. Foi para o Vitória de Guimarães, de Portugal, chegou a ser procurado por grandes clubes da Europa, mas acabou prejudicado por uma grave lesão. Agora, de volta ao Tricolor, ele mira retomar espaço. 

A trajetória do lateral esquerdo que hoje tem 21 anos pelo clube começou cedo. A certeza da direção de base gremista no futebol do atleta era tanta que ele 'furou' o perfil determinado de captação de talentos. Em vez de empréstimo, o clube comprou logo seus direitos que pertenciam ao Red Bull Brasil, em 2013. 
 
"Compramos direto. Ele e depois o Pepê (atacante da base). Foram os dois únicos que fugiram do padrão de empréstimos, porque confiamos muito na qualidade deles", revelou o diretor executivo de futebol do Grêmio, Júnior Chávare, ao UOL Esporte. 
 
A primeira oportunidade no time de cima veio em 2014. O Grêmio usava o time B no Gauchão enquanto se preparava para a Libertadores. E os destaques daquela equipe foram ele e Luan. 
 
Levado ao time principal, Breno chegou a ser titular com Enderson Moreira. Mas acabou perdendo espaço a partir da contratação de Luiz Felipe Scolari. Foi quando viveu seu pior momento. 
 
A cada trabalho de campo, Felipão, com o tom que lhe é peculiar, chamava atenção do garoto, por mais esforço que ele demonstrasse. Cobrava, aos berros, jogadas diferentes de Breno, que acabou sentindo-se intimidado. Tanto que pediu para ser negociado, aos 19 anos. 
 
Cedido ao Vitória de Guimarães, de Portugal, por empréstimo, ele conseguiu chamar atenção de grandes clubes, segundo a direção gremista. "Não foram poucos ou mesmo clubes médios. Ele foi procurado por gigantes da Europa", contou Chávare sem dar nome aos times que sondaram o jogador. 
 
Mas o contrato que iria até este mês acabou sendo encerrado antecipadamente por uma grave lesão. Breno rompeu o ligamento cruzado do joelho esquerdo e voltou a Porto Alegre. 
 
"Ele está de volta, vai fazer toda a recuperação e poderá ser utilizado novamente pelo Grêmio. Seguimos confiando muito na qualidade dele", completou o dirigente. 
 
Com mais um ano de contrato, Breno corre para ampliar o vínculo e poder, finalmente, mostrar seu melhor futebol na capital gaúcha.