Topo

Materazzi relembra cabeçada de Zidane: "Falei da irmã, não da mãe dele"

Zidane deu cabeçada no peito de Materazzi na final da Copa do Mundo de 2006 - Peter Schols/Reuters
Zidane deu cabeçada no peito de Materazzi na final da Copa do Mundo de 2006 Imagem: Peter Schols/Reuters

Do UOL, em São Paulo

08/07/2016 15h47

Quem não se recorda da cabeçada de Zidane no peito de Materazzi na final da Copa do Mundo de 2006? O lance marcou a história do futebol e de ambos os jogadores. Zidane havia convertido um pênalti, mas foi expulso e encerrou a carreira com o amargo sabor do vice-campeonato. Materazzi empatara a partida, tornou-se ainda mais ídolo na Itália e recebe convites até hoje para falar sobre o lance.

Numa destas entrevistas, publicada pelo jornal francês L’Equipe nesta semana final de Eurocopa, Materazzi relembrou as palavras que fizeram Zidane perder a cabeça.

“Falei da sua irmã, não da sua mãe, como pude ler em alguns jornais. Minha mãe faleceu quando eu era adolescente, nunca me permitiria insultar a dele”, contou 10 anos depois.

“Decidi publicar um livro sobre este acontecimento porque todo mundo me perguntava o que havia dito [a Zidane] para que ele reagisse assim. Em qualquer bairro de Roma, Nápoles, Turim, Milão ou Paris, se ouvem coisas muito mais grave. Desde aquele dia, recebi pedidos de entrevista do mundo inteiro”, explicou Materazzi.

O zagueiro italiano, que além do gol no tempo normal também converteu sua cobrança na disputa de pênaltis, revelou que até hoje muitos compatriotas confundem os papéis na histórica cabeçada.

“Às vezes, na Itália, cruzo com torcedores que dizem: ‘Marco, você fez muito bem em dar aquela cabeçada’. Isso me irrita porque quem recebeu a cabeçada fui eu! Isso mostra que a história foi contada de maneira estranha”, opinou Materazzi.

“Mas não faz mal. Não tenho rancor e nunca terei. A única coisa que quero me recordar são meus dois gols na final.”