Por que L. Pereira não deu certo na Bélgica e voltou tão cedo ao Palmeiras

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo

  • Ricardo Nogueira/Folhapress

    Leandro Pereira voltou ao Palmeiras menos de um ano após ser vendido

    Leandro Pereira voltou ao Palmeiras menos de um ano após ser vendido

Em menos de um ano, Leandro Pereira foi e voltou. Transferido por R$ 10,5 milhões para o Club Brugge-BEL em agosto do ano passado, o centroavante acertou por empréstimo de um ano com o Palmeiras, clube no qual se valorizou na temporada passada ao anotar dez gols em 30 partidas. A rápida estadia no futebol belga tem uma explicação, ou várias na verdade.

Alguns motivos explicam a curta passagem do atacante no futebol belga e o retorno para a Academia de Futebol. Pelo Club Brugge, Leandro Pereira entrou em campo 24 vezes e não anotou gols, os números baixos facilitaram a liberação por parte dos belgas, que ainda quitam a transferência junto ao Palmeiras.

Leandro Pereira não se adaptou em diversas frentes. Segundo apurou o UOL Esporte, fatores futebolísticos e extracampo colaboraram para o centroavante abandonar o projeto europeu em tão pouco tempo.

A primeira dificuldade encarada por Leandro no Brugge ocorreu sobre a questão física. O atacante desembarcou no Brugge próximo ao início do Campeonato Belga e perdeu todo o trabalho pré-temporada realizado pelo elenco.

Ainda nos primeiros meses, o agora jogador do Palmeiras sofreu com a adaptação ao próprio dia a dia. Sem o domínio da língua local (francês, holandês e alemão são reconhecidos como idiomas no país), Leandro Pereira comunicava-se apenas com os brasileiros Felipe Gedoz, Claudemir e Wesley, além dos latinos como o colombiano José Izquierdo.

Além dos problemas com o idioma, Leandro enfrentou uma nova realidade ao desembarcar em Bruges. De uma metrópole de 11 milhões de habitantes, o jogador passou a morar em uma cidade com pouco mais de 118 mil.

Os restaurantes, cinemas e opções de entretenimento comuns a São Paulo - em todas as horas do dia - contrastavam com uma cidade interiorana, pacata e com pouca (ou quase nula, segundo relatos) movimentação depois das 19h/20h. Sem opções, a rotina no município belga tornou-se enfadonha rapidamente.

Se a vida fora do gramado se mostrada difícil, a situação de Leandro Pereira dentro do elenco complicou-se de vez no final do ano passado, quando o jogador adquiriu uma lesão muscular grave e permaneceu quase dois meses afastado das atividades.

Ao recuperar-se, o fim da temporada europeia batia à porta, e o espaço dentro do grupo de jogadores se mostrava cada vez mais reduzido. A ideia inicial, portanto, era refazer todo o processo, iniciar a pré-temporada na Bélgica e buscar um espaço inédito na temporada 2016/2017.

Foi aí que uma visita ao antigo time alterou os planos. Leandro Pereira aproveitou as férias para assistir ao duelo entre Palmeiras x Santa Cruz, ocorrido no último dia 18. Uma foto nas redes sociais resultou em pedidos de torcedores pelo retorno, e o clube agiu rápido.

Em poucos dias, o Palmeiras se acertou com o Club Brugge e garantiu a volta do atleta sem qualquer custo operacional - o time arcará apenas com os salários. A negociação rápida deu-se por conta de uma necessidade cobrada pelo técnico Cuca, sem um centroavante no elenco depois do caso de doping de Alecsandro.

Leandro Pereira treina há uma semana junto aos companheiros de Palmeiras. Mesmo sem uma apresentação formal, o jogador está disponível para o técnico Cuca e pode reforçar o Palmeiras no clássico da próxima terça-feira contra o Santos, no Allianz Parque.

O jogador, depois de uma experiência frustrante na Europa, já se encontra inscrito no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). O recomeço de carreira pode ocorrer justamente diante do Santos, equipe na qual anotou dois dos dez gols somados na primeira passagem pelo time alviverde.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos