Topo

Promessa do Carioca quase largou o futebol e agora busca recomeço no Grêmio

Luis Felippe (com a mão para cima) atua no Sub-20 do Grêmio e busca chance - Rodrigo Fatturi/Grêmio
Luis Felippe (com a mão para cima) atua no Sub-20 do Grêmio e busca chance Imagem: Rodrigo Fatturi/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

09/07/2016 06h00

Há dois anos o Grêmio confirmava a contratação da revelação do Campeonato Carioca. O atacante Luís Felippe deixava o Friburguense, onde já atuava no principal mesmo com apenas 17 anos, para jogar no Tricolor. Mas isso ainda não aconteceu, pelo menos no time de cima. Depois de enfrentar problemas físicos e desgaste com a antiga direção de base do clube, ele busca recomeço. 

Felippe era muito elogiado na época de sua contratação. "É um jogador com potencial de chegar rapidamente ao profissional. Eu particularmente o observo desde 2012. No ano passado tentamos a contratação em três oportunidades. E neste ano conseguimos", dizia o diretor executivo da base na época, Júnior Chávare. Tão logo foi contratado, ele entrou no time Sub-19 do Grêmio esperando chances no time de cima. 
 
Mas as oportunidades não vieram. E o quadro ficou pior quando a base gremista mudou de gestão. Chávare foi para o São Paulo e o comando de Luciano Dias não agradou o jogador. Após o período de férias, ele retornou, segundo o clube, muito acima do peso ideal e foi delegado a trabalhar separado dos colegas. 
 
Ficou irritado, voltou ao Rio de Janeiro sem autorização e ameaçou até largar o futebol. Apenas depois da intervenção do ex-diretor executivo do profissional gremista, Rui Costa, é que ele aceitou retornar a Porto Alegre. Foi, então, emprestado ao Mallorca, da Espanha, onde já chegou marcando gols, mas atuou apenas pela equipe B. 
 
O empréstimo na Espanha teve fim em janeiro e ao retornar ao Grêmio, Luís Felippe, hoje com 19 anos, reviu Chávare - entusiasta de sua contratação há dois anos - agora no profissional. De pronto entendeu que poderia ter novas oportunidades e finalmente jogar na equipe principal. 
 
"O que aconteceu foi que ele teve alguns problemas físicos. Acabou sendo emprestado. Voltou e hoje concorre com outro jogador no time Sub-20 do Grêmio. O Luan (atacante que se destacou na Copa São Paulo). Mas tem mostrado ótimo rendimento e seguimos confiando muito nele", explicou Chávare ao UOL Esporte. 
 
Com contrato até dezembro de 2017, ele tem sido aproveitado no elenco 'de transição' e, ao contrário da outra oportunidade, já realizou treinamentos com o time principal.