Topo

Como o Flamengo deu 'chapéu' no Vasco e ficou com Leandro Damião

Leandro Damião era alvo de Flamengo e Vasco: rubro-negros levaram a melhor - Dudu Macedo / Fotoarena
Leandro Damião era alvo de Flamengo e Vasco: rubro-negros levaram a melhor Imagem: Dudu Macedo / Fotoarena

Bruno Braz e Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

09/07/2016 06h00

O atacante Leandro Damião é o mais novo reforço do Flamengo para o Campeonato Brasileiro. O Rubro-negro trata os últimos trâmites burocráticos antes do anúncio oficial da contratação. A chegada do centroavante foi uma espécie de “chapéu” no rival Vasco, que pretendia contar com o camisa 9.

O que fez a diferença e mudou o destino de Damião foi uma negociação direta entre as diretorias de Flamengo e Santos, clube com o qual o atleta possui contrato. O Cruzmaltino, por sua vez, optou por um caminho que não o levou ao final feliz.

A direção de São Januário deixou apalavrado o acordo com empresários e entregou na mão deles a resolução junto ao clube da Vila Belmiro. O Vasco estava disposto a pagar R$ 300 mil de salários ao atacante e consultou a diretoria do Santos um tempo depois. No entanto, a iniciativa esteve longe da forma intensa como o Flamengo tratou o caso.

A boa relação entre as diretorias rubro-negra e santista também pesou no acerto relâmpago. Damião vai assinar por um ano e receberá na Gávea o mesmo valor oferecido pelos vascaínos - o Santos pagará o restante dos vencimentos.

“Que ele dê certo no Flamengo, eu torço muito que acerte. O Leandro Damião é uma ótima pessoa e um jogador que pode dar muita alegria ao Flamengo”, afirmou o presidente do Santos, Modesto Roma Jr., em entrevista ao Sportv.

O Vasco vem tendo negociações frustradas nos últimos tempos. Além de Leandro Damião, o clube fracassou de maneira mais forte com o craque Ronaldinho Gaúcho. Em entrevista coletiva, o presidente Eurico Miranda chegou a anunciar que a transação estava “90%” sacramentada, no que classificou de “projeto Ronaldinho Gaúcho-Vasco”. Nos bastidores, porém, o rival Fluminense se articulou e levou a melhor na disputa.

Recentemente, o Cruzmaltino perdeu o herói do título carioca de 2016 para o Flamengo. O Vasco fez uma proposta de aumento de 30% nos salários para o zagueiro Rafael Vaz renovar. Com um empresário desafeto de Miranda, o defensor não deu resposta à diretoria. O Rubro-Negro apresentou uma oferta mais sedutora e o levou.

O Vasco, por sua vez, não considera ter levado um “chapéu” do Flamengo no que envolve Leandro Damião. De acordo com fontes ligadas ao clube, os contatos haviam parado há cerca de duas semanas, quando os representantes do atacante não deram mais nenhum posicionamento.