Topo

Ligação de Paulo Bento e "não" à Europa levaram lateral ao Cruzeiro

Edimar, novo lateral esquerdo do Cruzeiro - Washington Alves/Light Press
Edimar, novo lateral esquerdo do Cruzeiro Imagem: Washington Alves/Light Press

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

10/07/2016 06h00

Uma ligação de Paulo Bento, a recusa por outros clubes, a troca de mensagens eletrônicas e a breve passagem do empresário pelo Brasil culminaram na chegada de Edimar ao Cruzeiro. O jogador, inclusive, deve fazer a sua estreia pelo clube nesta segunda-feira (11), às 20h (de Brasília), pela 14ª rodada do Brasileirão.

Ciente da necessidade de contratar um lateral esquerdo, sobretudo por ter apenas Bryan no elenco, o técnico português procurou o agente Antonio Araújo, um conhecido de longa data, para buscar um atleta para a posição. O escolhido foi o brasileiro que defendia as cores do Rio Ave, de Portugal.

O bate-papo entre treinador e representante do atleta foi breve, mas o suficiente para deixar evidente o interesse mútuo no acordo. O desejo do clube brasileiro foi mais sedutor que as propostas recebidas para permanecer na Europa.

“Lá em Portugal havia outros clubes que pretendiam a sua contratação. Havia também outros clubes da Europa que também pretendiam o jogador. Sabemos que há muita carência na lateral esquerda [no futebol]. Então, é um jogador que tinha mercado. Porém, quando surgiu essa oportunidade do Cruzeiro, ele [Edimar] viu como uma boa chance”, afirmou Antonio Araújo ao UOL Esporte.

A partir daí, foi o diretor de futebol Thiago Scuro quem conduziu a negociação. Ele acertou todos os detalhes por meio de mensagens eletrônicas, restando somente os exames médicos e a assinatura do contrato.

“Hoje, a distância se encurta diante da vontade de fazer acontecer. Com emails e celular, tudo é fácil. A negociação vai caminhando e, se há vontade, tudo dá certo”, comentou o representante.

Como Edimar precisava acertar as minutas do contrato com o Cruzeiro, o seu empresário viajou ao Brasil. A passagem por Belo Horizonte, contudo, foi muito rápida. Antonio Araújo permaneceu no local por cinco dias – entre 1º e 5 de julho. O último contato com a cúpula mineira foi na véspera de sua viagem de volta a Portugal. Na ocasião, ele almoçou com os dirigentes na Toca da Raposa II a convite do presidente Gilvan de Pinho Tavares.

À disposição de Paulo Bento para a partida contra o Atlético-PR, nesta segunda-feira, o jogador teve uma preparação relâmpago. O lateral esquerdo participou das atividades na Toca da Raposa II durante dez dias apenas e já está entre os relacionados para o jogo contra o time paranaense.

A última atuação de Edimar com a camisa do Rio Ave, seu ex-clube, foi em 7 de maio, pela última rodada da Liga Portuguesa. Na ocasião, a sua equipe foi derrotada pelo Porto, por 3 a 1. O atleta, de 30 anos, atuou como titular durante os 90 minutos do compromisso.