Topo

Silencioso e eficiente. O capitão que só será notado se a França for campeã

Julian Finney/Getty Images
Imagem: Julian Finney/Getty Images

João Henrique Marques

Do UOL Esporte, em Paris

10/07/2016 06h00

Nada de Griezmann, Pogba, Payet ou Giroud. É o goleiro Hugo Lloris, de 29 anos, que será o responsável por erguer a taça caso a França supere Portugal, neste domingo, às 16h (de Brasília, no Stade de France, em Saint Denis. O capitão francês não é notado de tão silencioso.

Lloris fala pouco até mesmo em campo, relatam os companheiros. Mas a eficiência com a faixa o tornou durante a Eurocopa o jogador que mais vezes foi capitão da França na história – ele chegou a 56 jogos.

“Para ser líder não precisa gritar, e sim ter respeito. LLoris é alguém que diz palavras agudas e adequadas, alguém justo. Ele dá exemplo e mostra o melhor caminho”, destacou o treinador da França, Didier Deschamps.

Deschamps entende do quesito. O capitão francês no título da Copa do Mundo de 98 foi justamente o último jogador ultrapassado por Lloris na escala entre capitães com maiores números de jogos pela França – tem 54 partidas no total.

Francês Antoine Griezmann é consolado pelo goleiro Hugo Lloris no gramado do Maracanã após eliminação para a Alemanha - AFP PHOTO / ADRIAN DENNIS - AFP PHOTO / ADRIAN DENNIS
Em silêncio, mas com gestos, Lloris consola Griezmann na eliminação na Copa de 2014
Imagem: AFP PHOTO / ADRIAN DENNIS

“Depois da Copa de 2010 e da última Eurocopa precisávamos de alguém com humildade”, destacou o lateral Sagna.“Ele não fala muito pela maneira de ser, mas quando você necessita de palavras, sempre aparece”, complementou.

“Particularmente acho o melhor que já tive. Aceito por todo o grupo e passa tranquilidade a jovens, e extrai capacidade dos mais experientes. Não há como não ser amigo dele”, comentou o meio campo Sissoko.

Dentro de campo, a contribuição de Lloris para a campanha francesa  na Eurocopa também foi notada. As atuações sem falhas foram tão eficientes como sua liderança. O líder francês passa sempre discreto em uma seleção de jovens candidatos a astros.

“Acho que em caso de título a recompensa da história do Lloris pela França virá. É o maior merecedor da taça”, destacou Deschamps.