Topo

Entre palavrões e ordens, Cristiano Ronaldo liderou título de Portugal

Cristiano Ronaldo levanta a taça de campeão da Europa após vencer a França na final da Euro-16 - REUTERS/John Sibley - REUTERS/John Sibley
Imagem: REUTERS/John Sibley

João Henrique Marques

Do UOL Esporte, em Paris

11/07/2016 06h00

Nani se aproxima da linha de fundo para ouvir instruções de Cristiano Ronaldo.  A ordem é para atue na lateral esquerda nos minutos finais por conta do cansaço físico do dono da posição, Raphael. O papel do craque português no grupo campeão da Eurocopa também era importante fora de campo. Com orientações e palavrões, o atacante animava um grupo no qual sempre acreditou. Portugal venceu a França por 1 a 0 na prorrogação e conquistou o título inédito.

“Ele (Cristiano Ronaldo) confiou no time e todos conseguiam notar. É bonito ver a entrega dele para a seleção e a forma como amadureceu a liderança”, destacou o treinador de Portugal, Fernando Santos. 

A liderança de Cristiano Ronaldo já havia ficado famosa em vídeo divulgado minutos antes da disputa por pênaltis contra a Polônia nas quartas de final. “Anda a bater, anda a bater, anda! Tu bates bem! Se perder que se f...”, disse o capitão responsável pela escolha do meio campo João Moutinho para uma das cobranças.

TABELINHA: INCHAÇO PREJUDICOU A EURO, E COPA AMÉRICA FOI MAIS LEGAL, DIZEM MAURO E PVC; OUÇA

Cristiano Ronaldo passou todo o segundo tempo da prorrogação contra a França na beira do campo como um treinador. Gestos eram feitos na tentativa de ditar o ritmo da seleção.
“O gajo (Cristiano Ronaldo) é experiente. Tinha as ordens do caminho a seguir no campo. Estamos satisfeitos na confiança que ele nos mostrou”, destacou Nani.

“Ele me disse que faria o gol do título. Isso só anima qualquer jogador a seguir lutando”, comentou o herói português Éder.

Cristiano Ronaldo parecia viver um dos piores momentos na carreira ao sair lesionado no começo da partida. A dor e o tratamento o fez permanecer no vestiário durante boa parte do jogo. No entanto, o papel de líder ficou evidente ao dividir o trabalho de orientação ao time ao lado do treinador Fernando Santos.

Agitado durante a prorrogação, Cristiano Ronaldo gesticulava até mesmo para o experiente Pepe, pedindo calma em campo. Segundo após uma indicação, o defensor desabou em campo reclamando de dor. Atitude que fez o partida ficar paralisada por quase dois minutos no trecho final.

Fernando Santos jamais mostrou incômodo com os gestos de Cristiano Ronaldo. O bom relacionamento entre eles ainda ficou evidente quando o atacante se pendurou nas costas do técnico para celebrar uma conquista que estava próxima.

Por fim, o protocolo ainda indicava Nani, capitão de Portugal ao final da partida, como o responsável por erguer a taça. Só que a escolha do grupo foi a de devolver a faixa a Cristiano Ronaldo em um gesto de puro respeito ao líder.  

“É incrível como o momento de dor conseguiu ser transformado em alegria. Isso é a maior satisfação da carreira. Estou realizado, queria muito esse título pela seleção”, disse Cristiano Ronaldo.