Topo

Primeira Liga ganha 3 clubes e estuda venda de direitos de TV por licitação

Marcos Júnior marcou o gol do título do Fluminense na edição inicial - MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC
Marcos Júnior marcou o gol do título do Fluminense na edição inicial Imagem: MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

11/07/2016 13h08

Os detalhes da segunda edição da Primeira Liga começaram a ser definidos na manhã desta segunda-feira (11). Em 2017, a competição terá a participação de mais três clubes: Chapecoense, Joinville e Paraná, que já faziam parte da Liga, mas não disputaram a competição neste ano. Vasco e Botafogo seguem fora do torneio.

A Primeira Liga de 2017 será disputada entre 22 de janeiro até 29 de março, podendo ser estendido para abril por causa da Libertadores - as datas podem mudar de acordo com participantes da competição continental. O torneio ainda pode ter a venda de direito de TV em licitação. 

"Globo é interessado natural, já conversamos com o Esporte Interativo, e vamos ouvir outros. Pode ser a Fox, a ESPN. Vamos ter conversas individuais para poder montar um modelo e ver o que interessa às emissoras", afirmou José Sabino, CEO da Primeira Liga.

Os 15 clubes participantes serão divididos em três grupos. Os dois primeiros colocados vão às quartas de final, assim como os dois melhores terceiros. No total, serão sete datas: quatro jogos na primeira fase, mais jogos únicos na sequência.
 
"Ficou decidido o calendário. Vamos fazer formato de três chaves de cinco, os 15 fundadores vão participar. Vamos formatar os jogos dependendo da Libertadores. Temos que aguardar isso", disse o presidente do Cruzeiro e da Primeira Liga, Gilvan de Pinho Tavares.
 
Na primeira edição da competição, 12 clubes lutaram pelo título, em apenas cinco datas. Depois da fase de grupos, os times já se enfrentaram nas semifinais. Na decisão, o Fluminense derrotou o Atlético-PR por 1 a 0.