Topo

Chicão, ex-Corinthians, se aposenta do futebol aos 35 anos

Chicão estava desempregado desde o fim do ano passado, quando atuou no futebol indiano - Leonardo Soares/UOL
Chicão estava desempregado desde o fim do ano passado, quando atuou no futebol indiano Imagem: Leonardo Soares/UOL

Bruno Thadeu

Do UOL, em São Paulo

14/07/2016 12h23

O zagueiro Chicão não jogará mais futebol profissional. Aos 35 anos, ele ficou marcado no futebol defendendo o Corinthians, onde conquistou vários títulos, entre os quais a Libertadores e o Mundial de Clubes, em 2012.

"Multicampeão pelo Timão, Chicão anunciou a sua aposentadoria. Esse honrou o manto alvinegro! Obrigado Chicão", escreveu a página do Corinthians.

Chicão estava sem clube desde o fim do ano passado, quando atuou no futebol da Índia, defendendo o Delhi Dynamos.

Em entrevista ao portal Yahoo, Chicão diz que decidiu parar porque o nível físico já não era o mesmo de antes. Ele comenta que idealiza retornar ao Corinthians, desta vez em algum cargo diretivo.

14.ago.2013 - Chicão comemora após marcar gol de empate contra o Goiás no Serra Dourada - Cristiano Andujar/AGIF - Cristiano Andujar/AGIF
Com o Flamengo, Chicão conquistou a Copa do Brasil de 2013
Imagem: Cristiano Andujar/AGIF

"Já faz sete meses que estou em casa. Parei para pensar e que precisaria de um tempo para arrumar clube, depois mais um tempo para recuperar a forma… aí, já teria terminado o ano. E não quero que falem que vou roubar time nenhum", disse.

Anderson Sebastião Cardoso, o Chicão, atuou por diversos clubes na carreira. Ele começou em 2000, pelo Mogi Mirim. Desde então, ele defendeu as seguintes equipes: Portuguesa santista, América-SP, Juventude, Figueirense, Corinthians, Flamengo, Bahia e Delhi Dynamos.

Zagueiro de habilidade com a bola nos pés, Chicão marcou 42 gols em 247 jogos com a camisa do Corinthians, se tornando um dos zagueiros com maior número de gols pelo clube. Somente o zagueiro Grané teve mais gols: 48 gols.

Pelo Flamengo, Chicão integrou o time campeão da Copa do Brasil de 2013. Ele marcou um importante gol na caminhada rubro-negra à decisão do torneio, anotando tento de falta na semifinal contra o Goiás.