Topo

Messi escapa de golpe militar na Turquia; Deco está em segurança, diz Barça

Puyol postou foto com Deco e Abidal antes de viajar para a Turquia - Reprodução
Puyol postou foto com Deco e Abidal antes de viajar para a Turquia Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

15/07/2016 20h09

Andrés Iniesta e Lionel Messi escaparam por pouco de estarem na Turquia no momento em que um golpe militar foi iniciado. Os dois jogadores do Barcelona viajariam na manhã deste sábado (16) para o país, onde seria realizado um amistoso organizado por Samuel Eto’o. O golpe, no entanto, teve início nesta sexta-feira, antes de a dupla viajar.

Em comunicado oficial, o Barcelona informou que os dois estão na Espanha e Arda Turan, também jogador do clube, está na Turquia, mas em uma zona fora de perigo. Além de Turan, Carles Puyol, Deco e Eric Abidal, ex-jogadores da equipe, também estão no país, em contato permanente com o clube.

Procurada pela reportagem, a assessoria de Deco confirmou que o ex-jogador está na Turquia, mas ainda não havia conseguido contato com ele. O jornal "Marca" afirma que o Barcelona trabalha para tirar o grupo da Turquia e levá-los em segurança para a Espanha.

Na noite desta sexta-feira, o Exército da Turquia anunciou a tomada do poder em todo o país. Em rede nacional, o primeiro-ministro Binali Yildirim afirmou que o país passa por uma tentativa de golpe militar. Soldados e tanques ocuparam as ruas de Istambul e Ancara, capital do país.

Em nota oficial, o Exército afirmou que a tomada do poder acontecer para proteger a ordem democrática e manter os direitos humanos. 

Confira o comunicado do Barcelona:

Os jogadores do Barcelona Andrés Iniesta e Lionel Messi, que iam disputar um amistoso na Turquia, organizado por Samuel Eto’o, não viajaram para Turquia e se encontram na Espanha.

O jogador do Barcelona Arda Turan, os ex-jogadores Carles Puyol, Deco e Eric Abidal, assim como ex-dirigente Alejandro Echevarría, se encontram em território turco, longe da zona de perigo e em permanente contato com o clube.