Topo

Barcelona tem a marca mais valiosa do esporte na internet, aponta pesquisa

Lluis Gene/AFP
Imagem: Lluis Gene/AFP

Do UOL, em São Paulo

16/07/2016 16h57

Uma pesquisa divulgada pela Forbes aponta que o Barcelona tem a marca mais valiosa da internet no mundo do esporte. As campanhas promovidas pelos catalães de junho de 2015 a junho deste ano renderam ao clube a liderança em três categorias do estudo: valor de mídia, engajamento dos fãs e número de seguidores.

Com valor de mídia avaliado em US$ 25 milhões e mais de 200 milhões de seguidores somando os perfis oficiais no Facebook, no Instagram e no Twitter, o Barcelona aparece à frente do Real Madrid, do Manchester United, do Arsenal e de equipes de outras modalidades, como o Los Angeles Lakers, o Golden State Warriors e o Cleveland Cavaliers.

A Hookit, empresa contratada pela Forbes para a realização da pesquisa, examinou contas nas redes sociais das equipes e calculou o valor de mídia através de promoções patrocinadas.

"Os números totais de seguidores podem ser impressionantes, mas o compromisso é o que impulsiona o valor, juntamente com a qualidade dos postos 'promovidos'", diz Scott Hookit Tilton, um dos coordenadores do estudo.

1. Barcelona

Seguidores: 148 milhões

Interações: 1,45 bilhões

Valor de mídia: 25,3 milhões de dólares

2. Real Madrid

Seguidores: 146 milhões

Interações: 601 milhões

Valor de mídia: 17,2 milhões de dólares

3. Manchester United

Seguidores: 88,4 milhões

Interações: 522 milhões

Valor de mídia: 12,1 milhões de dólares

4. Arsenal

Seguidores: 50,6 milhões

Interações: 239 milhões

Valor de mídia: 9,2 milhões de dólares

5. Chelsea

Seguidores: 59,5 milhões

Interações: 181 milhões

Valor de mídia: 6,1 milhões de dólares

6. Bayern de Munique

Seguidores: 46,8 milhões

Interações: 204 milhões

Valor de mídia: 2,5 milhões de dólares

7. Los Angeles Lakers

Seguidores: 29,4 milhões

Interações: 106 milhões

Valor de mídia: 11 milhões de dólares

8. Golden State Warriors

Seguidores: 13,6 milhões

Interações: 293 milhões

Valor de mídia: 3,3 milhões de dólares

9. Manchester City

Seguidores: 27,5 milhões

Interações: 107 milhões

Valor de mídia: 5,8 milhões de dólares

10. Cleveland Cavaliers

Seguidores: 9,5 milhões

Interações: 102 milhões

Valor de mídia: 12,5 milhões de dólares