Topo

Novo zagueiro do Grêmio marcou CR7 e já levou 67 cartões na carreira

Kannemann, pelo Atlas, recebeu 30 amarelos em 48 jogos. Tem 67 na carreira - Xinhua/André Yanckous/AGENCIA ESTADO
Kannemann, pelo Atlas, recebeu 30 amarelos em 48 jogos. Tem 67 na carreira Imagem: Xinhua/André Yanckous/AGENCIA ESTADO

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

16/07/2016 06h00

Kannemann é um zagueiro de imposição. Assim pode-se definir as características do novo defensor do Grêmio com a mesma simplicidade que ele tem em campo ou na vida. Longe de holofotes, sem estilo 'pop star', o gringo que já marcou Cristiano Ronaldo no Mundial de Clubes da Fifa também se destaca pelo número de cartões. São mais 67 na carreira. 

Em 138 partidas profissionais entre Atlas e San Lorenzo, Kannemann marcou seis gols e recebeu 61 cartões amarelos, com mais seis vermelhos. Tudo fruto de sua característica principal: é um zagueiro forte, de imposição, que faz o simples e gosta de ter vantagem no corpo a corpo. 
 
Apenas na passagem pelo Atlas, o argentino levou quase a metade dos amarelos. Foram 30 em 48 partidas. Com mais três cartões vermelhos na temporada 2015/2016. 
 
E entre os jogadores que já sofreram com a força de Kannemann está um dos melhores do mundo. Cristiano Ronaldo conheceu o argentino de perto na final do Mundial de Clubes da Fifa de 2014. O Real Madrid venceu o San Lorenzo por 2 a 0 na final disputada no Marrocos. Mas, marcado pelo novo defensor gremista, CR7 não fez um gol sequer. Sérgio Ramos e James Rodríguez marcaram. 
 
A carreira de Walter Kannemann segue o tom discreto. Formado nas categorias de base do San Lorenzo, onde atuou desde as escolinhas, o jogador conquistou a Libertadores de 2014 e viveu seu melhor momento. Foi quando optou pela ida ao futebol mexicano. Mas após uma temporada no Atlas, pediu para ser negociado por considerar-se sem adaptação. Foi atendido e já não treinava com os companheiros visando os próximos campeonatos no México. 
 

Negociação difícil e pedido pessoal

A negociação não foi nada fácil. O Grêmio havia se acertado com o jogador há praticamente um mês. Mas a cada contato com o agente do atleta, Martín Wainbuch, um novo pedido era feito. Até mesmo o valor solicitado pelo Atlas mudou. Mas os brasileiros rejeitaram alterar sua proposta inicial e venceram a queda de braços graças a pressão do próprio Kannemann. Vendo que o negócio não fecharia por conta de agente e clube, o argentino entrou pessoalmente em contato com a direção de futebol do Grêmio e pressionou para o fim da novela, ocorrido na manhã desta sexta-feira (15). 
 
Kannemann assina até o fim de 2019 e custou R$ 3,9 milhões ao Grêmio. A chegada ao Brasil ocorrerá até o início da próxima semana, quando ele será apresentado oficialmente vestindo as cores do Tricolor.