Topo

Universidades fazem estudo para desvendar estilo de jogo de Messi

Pesquisadores analisaram o estilo de jogo de Lionel Messi - ZUMAPRESS
Pesquisadores analisaram o estilo de jogo de Lionel Messi Imagem: ZUMAPRESS

Do UOL, em São Paulo

18/07/2016 09h38

O atacante argentino Lionel Messi é o maior vencedor da Bola de Ouro da Fifa, tendo sido eleito o melhor jogador do planeta em cinco oportunidades. O atleta, que já conquistou o posto de maior artilheiro da seleção de seu país e do Barcelona, impressiona a todos por sua habilidade com a bola e a frieza na hora de finalizar contra o gol adversário.

Tal desempenho fez o atleta ser avaliado por três universidades espanholas. Um estudo liderado pela Universidade de Lleida, em colaboração com a Universidade de Barcelona e a Universidade de Oporto, avaliou as habilidades motoras do atleta e chegou a conclusão que Messi as utiliza independente do contexto tático das equipes.

Para realizar o estudo e avaliar as habilidades motoras e a lateralidade do argentino em ações individuais que resultaram em gol, as universidades separaram imagens de televisão de 103 gols marcados por Messi na última década. Os gols foram selecionados tendo em conta jogadas que tiveram condução de bola antes do gol, descartando finalizações diretas.

Avaliando os lances sobre ao menos dois ângulos diferentes, os pesquisadores constataram diferenciais que tornam o atacante tão completo. Lionel Messi tem a capacidade de usar o pé direito, que não é o bom, em situações que exigem precisão, uma versatilidade distinta entre jogadores de elite.

Outro ponto identificado pelos pesquisadores é a capacidade do argentino de girar sobre seu eixo. O atacante, quando está de costas para o gol adversário, faz a rotação sobre a perna direita, deixando a perna esquerda livre para executar ações com mais precisão. O terceiro ponto destacado pelo estudo é a capacidade do atleta de acertar toques curtos, que lhe permitem avançar rapidamente em campo e dar piques em diferentes direções.

Agora, os pesquisadores pretendem analisar outros aspectos do estilo de jogo de Messi. A ideia é fazer uma análise específica de mudanças de ritmo, uma vez que o controle locomotor de Messi permite que ele tenha uma velocidade notável mantendo o controle e a posse da bola.