Topo

Ele virou top salarial no Barça com jeitão humilde e sem dar brecha fiscal

Busquets só não ganha mais que Messi e Neymar atualmente no Barcelona - Gustau Nacarino/Reuters
Busquets só não ganha mais que Messi e Neymar atualmente no Barcelona Imagem: Gustau Nacarino/Reuters

João Henrique Marques

Do UOL Esporte, em Barcelona

20/07/2016 06h00

Enquanto o Barcelona sofria para renovar o contrato de Neymar, o vínculo de Sergio Busquets foi alterado silenciosamente. O volante ganhou aumento salarial tornando-se um dos mais bem pagos no clube e não deixou crescer especulações ao redor de uma transferência para o Manchester City. Assim, o jogador visto como exemplo a ser seguido no clube atingiu financeiramente um status condizente com o moral.

Busquets quase que dobrou o salário chegando a marca de 15 milhões de euros (cerca de R$ 55 milhões) por temporada ao assinar contrato com validade até 2021. Com o novo acordo, ultrapassou Piqué, Iniesta e Luis Suárez na escala salarial se posicionando como o terceiro mais bem pago do clube, somente atrás de Messi e Neymar.

O cofre foi aberto com Busquets não somente pelo sucesso em campo. Fora dele, o volante jamais teve problema com a receita como virou comum nos jogadores do Barça. O motivo é pelo fato de não ter empresas, e declarar também os ganhos com direito de imagem pessoalmente. O imposto de mais de 40% da classe rica na Espanha é pago sem nenhuma manobra.

“Estamos valorizando não somente um belo jogador, mas como também uma figura humana que representa o espírito Barça”, disse o presidente do clube, Josep Bartomeu, no recente anúncio da renovação de Busquets.

Sergio Busquets tenta jogada contra o Atlético de Madri pela Liga dos Campeões - Francisco Seco/AP Photo - Francisco Seco/AP Photo
Imagem: Francisco Seco/AP Photo
Alterar o contrato de Busquets foi visto como uma obrigação de urgência no clube quando o jogador declarou que só trocaria o Barcelona se esse fosse o desejo da esposa ou por uma pretensão profissional de voltar a trabalhar com Josep Guardiola. Como o volante tem o mesmo empresário do treinador do Manchester City, o temor de saída do Barça foi grande.

“Comentar essas coisas não é dizer que vou sair. Sou feliz em Barcelona e a prioridade é seguir aqui”, tranquilizou Busquets.

Fora de campo, Busquets ainda vive discretamente. Não chama a atenção por viver com a esposa e o filho em casa na região de montanha de Barcelona, diferentemente da grande maioria que vive na praia. Das férias de verão, simplesmente não há registros.

Já dentro de campo, Busquets é o dono da posição 1 do meio campo do Barcelona. O reconhecimento ao bom futebol sempre é feito pela mídia catalã, o colocando como peça chave para o desempenho do time.

“Quando me perguntam do bola de ouro sempre digo que levaria o Busquets para a decisão final. Não há outro jogador de meio campo no mundo como ele”, elogia o treinador do Barça, Luis Enrique.