Topo

Levantamento mostra Barcelona como clube que mais usou jogadores da base

AFP PHOTO / GIUSEPPE CACACE
Imagem: AFP PHOTO / GIUSEPPE CACACE

Do UOL, em São Paulo

20/07/2016 09h06


O jornal catalão Mundo Deportivo publicou nesta quarta-feira um levantamento que aponta o Barcelona como clube que mais utilizou jogadores da base na temporada 2015/2016 entre a elite do futebol europeu. Foram considerados na pesquisa os oito melhores da Liga dos Campeões e os vencedores das grandes ligas do continente.

De acordo com a publicação, Luís Enrique tinha em seu elenco um total de 12 jogadores formados no próprio clube. Cinco deles eram titulares - Piqué, Jordi Alba, Busquets, Iniesta e Messi -, o que indica um aproveitamento de quase 50% de atletas da casa.

Em relação ao time titular, quem mais se aproximou do Barcelona foi o Bayern de Munique, que disputou a temporada com três jogadores nesta situação entre os 11 ideais de Pep Guardiola: Lahm, Alaba e Muller. Porém, no elenco eram apenas quatro.

Já o Real Madrid contou com sete atletas formados na categoria de base à disposição de Zinedine Zidane, mas apenas Carvajal esteve entre os 11 titulares com frequência.

O levantamento ainda mostra PSG, Manchester City e Juventus como destaques negativos, com nenhum titular formado no clube.

Veja a lista completa do levantamento do Mundo Deportivo em relação a jogadores com passagem nas categorias de base do próprio clube:

Barcelona: 12 jogadores no elenco (5 titulares)
Real Madrid: 7 jogadores no elenco (1 titular)
Atlético de Madrid: 5 jogadores no elenco (2 titulares)
Bayern de Munique: 4 jogadores no elenco (3 titulares)
Benfica: 4 jogadores no elenco (1 titular)
Wolfsburg: 4 jogadores no elenco (1 titular)
Leicester: 2 jogadores no elenco (Nenhum titular)
PSG: 1 jogador no elenco (Nenhum titular)
Juventus: Nenhum jogador no elenco (Nenhum titular)