Topo

Juan e mais um? Formação da zaga gera debate no Flamengo

Juan descansa durante treinamento do Flamengo no Ninho do Urubu. Titular absoluto? - Gilvan de Souza/ Flamengo
Juan descansa durante treinamento do Flamengo no Ninho do Urubu. Titular absoluto? Imagem: Gilvan de Souza/ Flamengo

Do UOL, no Rio de Janeiro

24/07/2016 06h00

O Flamengo iniciou o ano em busca da formação ideal da zaga. A defesa foi o setor mais criticado na última temporada e seguiu assim até poucos jogos atrás. Três esperados reforços desembarcaram recentemente no Ninho do Urubu e mudaram o status do elenco no aspecto defensivo.

O setor que já contava com o experiente Juan e o jovem Léo Duarte ganhou a companhia de Alejandro Donatti, Réver e Rafael Vaz. As opções que faltavam, não faltam mais. Mas qual será a zaga titular do Flamengo?

Em janeiro, a comissão técnica ainda comandada por Muricy Ramalho idealizou a formação com Juan e mais um. Este, no caso, seria Donatti, embora o treinador reconhecidamente não tenha se mostrado muito a favor da contratação do argentino nas conversas com os dirigentes.

O tempo passou, Muricy deixou o Rubro-negro, Juan se lesionou a situação mudou de figura. Réver e Rafael Vaz passaram a formar a dupla de zaga. Embora ainda em busca do entrosamento, os dois conseguiram agradar.

Donatti chegou um pouco depois e ainda não estreou. No entanto, o clássico contra o Botafogo - empate por 3 a 3 - marcou o retorno de Juan entre os titulares após quase dois meses afastado. Rafael Vaz foi para o banco de reservas e o debate sobre a dupla titular voltou com tudo entre os torcedores.

Juan é o único com a vaga garantida? O pensamento do início da temporada está consumado sob o comando de Zé Ricardo? É possível que sim, mas internamente o Flamengo comemora as cinco opções disponíveis.

Hoje, Juan leva vantagem pela técnica, experiência e base rubro-negro. A disputa aparentemente é para saber quem será o seu companheiro na defesa. E, ao que tudo indica, a briga será entre Réver e Donatti.