Topo

Cuca diz perseguir título do 1º turno e deseja sorte no futuro para Jesus

Rubens Cavallari/Folhapress
Imagem: Rubens Cavallari/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

29/07/2016 17h51

Líder do Campeonato Brasileiro com 32 pontos, o Palmeiras pode conquistar o título simbólico do primeiro turno da competição caso vença os três próximos jogos. O técnico Cuca afirmou que persegue a conquista, mas ressaltou que o importante é o resultado no final do torneio.

“Os últimos 10 Brasileiros, em sete o campeão foi o do primeiro turno. Só três que não. Para termos esse título simbólico temos de fazer no mínimo sete de nove pontos que temos na frente. Lógico que perseguimos porque é um título simbólico, não tem muito significado não ter o grande ganho no final”, afirmou Cuca.

“O campeonato de regularidade é muito difícil. Raro uma equipe que vai começar e terminar no ápice. Tem uma hora que vai ter uma quedinha. Temos de estar preparados para isso”, continuou.

No domingo, o Palmeiras irá ao Rio de Janeiro para enfrentar o Botafogo, às 18h30. Antes, às 16h, o Corinthians encara o Internacional no Rio de Grande do Sul. Caso o time de Cristóvão Borges vença, assumirá provisoriamente a liderança do torneio.

“Importante é como acabe o domingo, não como comece. No final da rodada quem sabe podemos conseguir uma vitória, ter um êxito. Temos de ter otimismo. Não adianta torcer contra os outros, temos de torcer para nós mesmos. O Botafogo quer sair da situação que está, vai pôr todas as forças para vencer, temos de ir preparados”, afirmou Cuca.

Futuro de Gabriel Jesus

Durante a entrevista coletiva, Cuca falou sobre o futuro de Gabriel Jesus. O atacante admitiu que sua transferência para o futebol europeu no final do ano está encaminhada. Ele deve assinar com o Manchester City, de Pep Guardiola.

“Ele já tinha uma situação adiantada e fica até o fim do ano. Tem a situação praticamente resolvida. A cabeça dele está na Olimpíada e até o fim do ano tem o compromisso com o Palmeiras. Que ele tenha sorte, um grande futuro, temos de pensar no presente. É hoje na Seleção, e num futuro próximo aqui no Palmeiras”, afirmou Cuca.

Para o treinador, a definição do futuro é benéfica para Gabriel Jesus. “Fica melhor, sim. Ele já sabendo da situação dele vai desfrutar desse período que vai ficar com a gente”.

Confira outras declarações de Cuca durante a entrevista:

VISITA DE MILTON CRUZ AO CT DO PALMEIRAS

O Milton é meu amigo de anos, eu trabalhei com ele no São Paulo em 2004, me ajudou muito na montagem com Juvenal, Marcelo, Cuquinha, Omar... Gosto muito dele, nos falamos por telefone sempre. Hoje ele está próximo de começar uma carreira nova como treinador, foi muitas vezes interino do São Paulo, nunca efetivado. Hoje está na iminência de uma nova carreira. Desejo toda sorte do mundo, o time que o levar vai estar muito bem servido. Ele conhece futebol e é ótimo profissional.

CONTRATAÇÕES

Se eu pensasse em mim exclusivamente, pensaria nesse ano em tirar o máximo de proveito, até porque tenho contrato só nesse ano. Mas não sou assim, não é o Cuca Futebol Clube. É o Palmeiras. Você não pode deixar para o ano que vem, tem de trabalhar já. O Palmeiras tem um serviço de inteligência. É gostoso de ver. Você entra na sala deles tem um quadro das escalações de todos os times das Séries B e A. Eles trabalham, vão ver jogos. Fazem escala, é muito bom. Temos uma chance boa ali de quem sabe achar um novo valor sem ser essa fortuna que é um jogador hoje, que começa a jogar e despontar. Vamos buscar num mercado mais emergente.

COMO AS PROPOSTAS IMPACTAM OS JOGADORES      

Temos de conversar com os jogadores na maior transparência e clareza possível. Se não for, mais tarde o próprio profissional te cobra. Temos de ser honestos. Ontem (quinta-feira) conversei com o Vitor Hugo, que também teve sondagem, procura, oferta. É um menino que veio do América-MG, está vivendo seu um ano e meio de Palmeiras, tem oportunidade de ir para a Europa e às vezes deslumbra, pensa que é a chance da vida. Se você é campeão brasileiro, de repente ela vem de outra forma, muito mais firme. Foi esse tema que conversei com o Vitor Hugo, ele entendeu perfeitamente, está focado no nosso trabalho. Amanhã vai acontecer com Roger Guedes, Dudu, diversos profissionais. Tenho de agradecer ao presidente o esforço que ele está fazendo para manter os jogadores, ele e o Alexandre (Mattos) estão me ajudando muito.