Fator Guardiola faz Jesus ignorar valorização milionária de United e Barça

Danilo Lavieri e José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo

  • Eduardo Anizelli/Folhapress

    Gabriel Jesus possui acordo encaminhado para defender o Manchester City

    Gabriel Jesus possui acordo encaminhado para defender o Manchester City

Gabriel Jesus admitiu: a transferência para o futebol europeu está encaminhada para janeiro do ano que vem. O discurso firme da jovem revelação palmeirense corresponde a um simples fator: o poder de convencimento do técnico Josep Guardiola, responsável por apresentar o projeto e encaminhar o acerto do Manchester City com o artilheiro do Campeonato Brasileiro, que, por enquanto, ignora até uma valorização salarial milionária.

De acordo com apuração do UOL Esporte com pessoas próximas ao jogador, Gabriel Jesus, pouco depois de tornada pública a oferta do Manchester City, recebeu consultas de Manchester United e Barcelona; este último clube até apelou para Neymar, companheiro de seleção, para convencer o jogador do contrário.

Segundo estimativas passadas para a reportagem, tanto United quanto Barcelona apresentaram propostas salariais astronômicas para Jesus. Se a proposta do City era alta, os dois outros clubes atingiram patamares ainda maiores.

TABELINHA: JUCA E BIRNER ELOGIAM GABRIEL, MAS PREVEEM DIFICULDADES NA INGLATERRA; OUÇA

A valorização de vencimentos anuais em relação ao time de Guardiola alcança a casa de 1,5 milhão de euro a mais (R$ 5,4 mi na cotação de 28 de julho). O Manchester United, quando sinalizou o interesse sobre Jesus ao Palmeiras, já prometera entrar na briga com uma proposta salarial maior, conforme publicado pela reportagem há uma semana.

O salário inflacionado, sinalizado por Barça e United a Jesus, pode crescer ainda mais no decorrer do mês de agosto, o último da janela de transferências para o futebol europeu. Pessoas ligadas ao atleta esperam ofertas ainda maiores, caso o atacante palmeirense se destaque nos Jogos Olímpicos com a camisa da seleção brasileira.

Trabalhar com o técnico mais renomado do momento no futebol mundial despertou a vontade de Gabriel Jesus deixar o Palmeiras. O atacante relatou detalhes da conversa a pessoas próximas e não escondeu o encantamento com a conversa por telefone com o treinador espanhol.

Alguns dos pontos abordados por Guardiola correspondem a promessas individuais para o camisa 33 do Palmeiras. Além de um projeto de carreira armado por todo o estafe do Manchester City, o treinador espanhol se dispôs a transformar Gabriel Jesus em um dos destaques do futebol mundial nos próximos anos. 

A conversa com Guardiola mexeu com Gabriel Jesus. No último dia 15, em um dos últimos treinos na Academia de Futebol antes de viajar para se apresentar à seleção olímpica, a jovem revelação palmeirense sentou-se no gramado e bateu um longo papo com o técnico Cuca.

O treinador da equipe alviverde, em entrevista concedida há duas semanas, apresentou-se como conselheiro ao jogador. O papo, segundo publicou o Globoesporte.com, teve como tema justamente a ligação de Pep Guardiola. Cuca, inclusive, se mostrou incomodado com a atitude do comandante da equipe inglesa.

O poder de convencimento de Guardiola fez, por enquanto, Gabriel Jesus resistir ao assédio de United e Barcelona, equipes incluídas na cláusula de preferência do atacante, imposta no novo contrato registrado em março.

O treinador espanhol, contudo, derrubou a vantagem inicial da dupla e encaminhou o acerto, mesmo diante da grande valorização financeira ocorrida depois de o City inflacionar o mercado com a oferta de 32 milhões de euros.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos