Topo

Aproximação do Barcelona testa discurso do Grêmio e preço definido por Luan

Atacante Luan está sendo analisado pelo Barcelona, que mira proposta oficial - LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Atacante Luan está sendo analisado pelo Barcelona, que mira proposta oficial Imagem: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

02/08/2016 06h00

O Grêmio determinou antecipadamente um preço para aceitar começar a conversar sobre Luan: 30 milhões de euros (R$109,3 milhões pela cotação atual). Mas a situação pode mudar. A aproximação do Barcelona pode convencer o jogador e forçar que as cifras do negócio sejam inferiores ao pretendido. 

Segundo a imprensa da Espanha, o Barcelona está disposto a pagar 20 milhões de euros (R$ 73 milhões) pelo jogador. São 10 milhões a menos na moeda europeia. 36,5 na brasileira. Do montante, o Tricolor teria direito a 70%. 
 
Porém, a relação entre o nome de Luan e o Barcelona cria um cenário totalmente diferente. Um dos maiores clubes do mundo, sensação entre os atletas, que sonham em atuar ao lado de estrelas como Messi, Neymar e Suárez, o Barça tende a convencer Luan. E criar um clima difícil para a negativa gremista. 
 
Enquanto isso, a direção do Tricolor afirma que não tem proposta ou mesmo consulta do clube pelo atacante. Não muda uma vírgula do discurso que garante negativa a qualquer oferta inferior ao desejado. 
 
Tanto que um clube chinês procurou a direção na última semana e sequer pôde abrir negociações pois queria formalizar oferta de 20 milhões. O Grêmio descartou de pronto. 
 
As repetidas informações sobre negócios já deixaram o comando do clube incomodado. No começo de julho, o presidente Romildo Bolzan Júnior repetia o mesmo discurso de hoje. Sem propostas, queria que as especulações sobre o goleador gremista na temporada acabassem, sob pena de prejudicar seu rendimento. Estava descontente com informações divulgadas pelo empresário do atleta dando conta de reuniões com o Leicester City, da Inglaterra. O agente disse não perceber tal clima. 
 
A reportagem do UOL Esporte apurou com pessoas próximas a Luan que o jogador sabe do monitoramento do Barcelona. Olheiros do clube espanhol estiveram no Brasil avaliando o rendimento dele em três jogos. E apresentaram relatório que encoraja a contratação. 
 
A janela de transferências internacionais fecha no fim de agosto. Luan está com a seleção brasileira que disputa os Jogos Olímpicos. Até lá, cada dia será de expectativa pela oficialização da proposta e da chance de saída do atacante de 23 anos.