Topo

Dívidas, tráfico de pessoas e de drogas: o ex-jogador que acabou preso

Fabrice Lokaso tentou levar imigrantes à Inglaterra ilegalmente - Reprodução/Twitter
Fabrice Lokaso tentou levar imigrantes à Inglaterra ilegalmente Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

05/08/2016 06h00

Não são raras as histórias de jogadores de futebol que se afogam em dívidas quando penduram as chuteiras. Mas um africano naturalizado belga que se viu em dificuldades financeiras acabou com problemas ainda mais graves. Fabrice Lokaso-Lokembo foi preso por tráfico de imigrantes e já esteve detido anteriormente por tráfico de drogas.

Lokembo acaba de ser condenado a dez meses de prisão por tentar levar, da França à Inglaterra, dez imigrantes afegãos de maneira ilegal, entre eles quatro crianças e uma mulher grávida. Todos estavam escondidos na caçamba da caminhonete dirigida pelo ex-jogador. A polícia francesa os encontrou antes de deixarem a região portuária pelos serviços oferecidos para cruzar o Canal da Mancha.

“Quando cheguei a Calais [norte da França] conheci um tal Al, que me colocou no esquema no último momento e me ofereceu para levar essas dez pessoas por mil euros por cabeça”, admitiu ao La Voix du Nord.

“Foi tudo muito rápido. Tenho muitas dívidas e estou sob muita pressão, por isso aceitei. Nunca tinha feito isso antes e estou arrependido, já que não sou assim”, completou Lokembo, afirmando ter dívidas na casa dos 40 mil euros.

O histórico do ex-jogador, no entanto, não é dos melhores. Em 2012, ele já ficou três meses preso por tráfico de drogas. Agora, está novamente detido e sem poder entrar em território francês pelos próximos três anos.

Nascido na República Democrática do Congo, Lokembo tem 33 anos, naturalizou-se belga e jogou por times de Bélgica, Chipre e Israel. Ele, no entanto, parece não ter aproveitado da melhor maneiras as oportunidades que surgiram. E agora paga por isso.