Topo

Sem vitória, Falcão fica pressionado com menos de um mês no Inter

Paulo Roberto Falcão já tem trabalho contestado dentro do Inter e corre risco - Ricardo Duarte/SC Internacional
Paulo Roberto Falcão já tem trabalho contestado dentro do Inter e corre risco Imagem: Ricardo Duarte/SC Internacional

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

06/08/2016 06h00

Paulo Roberto Falcão não completou nem um mês em sua terceira passagem como treinador do Internacional, mas já está pressionado. Os quatro jogos sem vitória, somados ao desempenho do time, geram insatisfação interna. Os rumos do departamento de futebol, que pode sofrer mudança drástica ou até intervenção de ex-jogadores, também podem respingar no futuro do ‘Rei de Roma’.

O maior risco para Falcão nem é o jogo com o Fluminense, domingo, no Beira-Rio. Mas sim as costuras políticas realizadas desde o apito final em Belo Horizonte – após a derrota para o Cruzeiro por 4 a 2. A maioria dos nomes procurados para reforçar o departamento de futebol entende que o eterno camisa 5 não deve seguir no cargo.

O perfil de Paulo Roberto Falcão, seu modelo de jogo ideal e o cenário atual do time jogam contra. A favor está o intervalo até a abertura do returno, contra a Chapecoense, em Santa Catarina. Nele, o elenco deverá encarar regime especial de treinos e até concentração antecipada.

Mesmo sem falar publicamente, o Internacional já trabalha com plano para fugir da degola. Dos últimos 30 pontos que disputou, o time conseguiu apenas dois e agora ocupa o 14º lugar na tabela. A queda abrupta deixa o clube apenas três pontos acima da zona do rebaixamento.

Com Falcão, o Inter perdeu para Palmeiras, Corinthians e Cruzeiro. Arrancou empate contra a Ponte Preta e só. A série que era de seis jogos sem vitória cresceu e já é histórica: 10 partidas de jejum, igualando a marca mais negativa dos times gaúchos no Brasileirão. Em 2004, sequência igual levou o Grêmio para a segunda divisão.

Depois do 4 a 2 sofrido para o Cruzeiro, no Independência, o Inter garantiu a permanência de Paulo Roberto Falcão no cargo. Um novo vice de futebol, a ser confirmado, elegerá também um diretor executivo e até gerentes. Este grupo poderá decidir intervir no trabalho atual.

Falcão tem contrato com o Internacional até a metade de 2017. O vencimento do vínculo, à época, foi tido como um meio termo entre os desejos do clube e do treinador.