Topo

Na Europa, Santos tenta receber grana por venda de atleta ao Real Madrid

Santos ainda não recebeu dinheiro do Porto em venda de Danilo ao Real em 2015 - EFE/Ángel Díaz
Santos ainda não recebeu dinheiro do Porto em venda de Danilo ao Real em 2015 Imagem: EFE/Ángel Díaz

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

11/08/2016 12h58

O presidente Modesto Roma, do Santos, trabalha bastante em sua viagem a Europa nesta semana. Além de tentar acertar o amistoso contra o Benfica, de Portugal, para a despedida do ex-lateral Léo, e negociar a venda de Gabigol, o mandatário se reúne com os dirigentes do Porto, de Portugal, para cobrar uma dívida relacionada a transferência do lateral Danilo para o Real Madrid, em 2015.

O UOL Esporte apurou que o clube português deve ao Santos pouco mais de R$ 5 milhões, referentes aos 10% do lucro da transferência do jogador para o clube merengue. O alvinegro praiano tem direito ao montante por causa de cláusula firmada em contrato em 2012, quando o atleta deixou o Brasil.

O Porto propôs pagar ao Santos em duas parcelas, mas até o momento o clube paulista não recebeu a grana. Danilo foi negociado para o clube merengue por 31,5 milhões de euros. Os santistas teriam que receber 10% do lucro da venda.

O Santos ainda teve direito a receber percentual por ser um dos clubes formadores do jogador.

A cláusula de solidariedade da Fifa prevê percentuais aos clubes formadores de atletas ente 12 e 23 anos. Danilo atuou no Santos por duas temporadas.

O América-MG teve percentual maior neste caso, pois foi o clube que revelou Danilo para o futebol.