Topo

Inter abre negociação e aguarda proposta da Globo para 2021-2024

Internacional tem contrato com o Esporte Interativo entre 2019 e 2021 - Divulgação e Arte UOL
Internacional tem contrato com o Esporte Interativo entre 2019 e 2021 Imagem: Divulgação e Arte UOL

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

12/08/2016 06h00

O Internacional aguarda para a próxima semana a oficialização de uma proposta da Globo para compra dos direitos de transmissão entre os anos de 2021 e 2024. O plano é levar a oferta para debate no conselho deliberativo até o início do próximo mês. Ao mesmo tempo, uma ação na Justiça impede que o clube obtenha antecipação de receitas.

Depois de assinar com o Grupo Turner, que controla o Esporte Interativo, para o biênio 2019-2020 (apenas transmissão em TV fechada), o Inter foi procurado pela Globosat. Na pauta, uma oferta para as demais plataformas que não são cobertas pelo canal concorrente e também negociação sobre o futuro.
 
Na semana passada, no Rio de Janeiro, dirigentes do Inter se encontraram com executivos da Globo e avançaram nas conversas sobre um acordo. A proposta oficial, contudo, ainda não foi apresentada.
 
Em março, o Internacional assinou com o Esporte Interativo e foi contra a ordem dos grandes clubes brasileiros – que ficaram ao lado da Globo. O contrato exclusivo para TV fechada rendeu R$ 13 milhões de luvas. O aditivo de prorrogação do vínculo até 2024 - também apenas em TV fechada - ainda não foi votado no conselho deliberativo. Se acionado, ele renderá mais R$ 27 milhões de luvas.
 

Estatuto vai parar na Justiça

 
Em meio aos debates sobre contratos de direitos de transmissão, o Inter viu seu novo estatuto social virar assunto na Justiça. Um grupo de conselheiros ligados ao movimento ‘Acorda, Conselho’, impetrou ação contra o presidente do clube gaúcho, Vitorio Piffero.
 
Na última segunda-feira, a 12ª Câmara Cível de Porto Alegre concedeu antecipação de tutela e fez valer os efeitos da reforma estatutária do Inter, antes mesmo do registro oficial do documento. A ideia do processo é eliminar as chances do clube antecipar receitas até que o novo documento seja protocolado oficialmente.
 
O novo estatuto do Inter foi aprovado em 21 de maio, após assembleia geral, e altera o regime de comando do clube. A atual gestão justifica a demora no registro em erros no texto encaminhado para oficialização. De acordo com a diretoria, 14 pontos precisaram passar por alteração. As mudanças serão levadas para análise do conselho deliberativo e após esta etapa, seguirão novamente para o cartório.
 
A oposição entende que, mesmo se necessárias as mudanças, os efeitos da reforma precisam valer desde já. O grupo de conselheiros entrou com ação em junho contra Vitorio Piffero, presidente do Inter. O processo citando o dirigente como pessoa física pede o registro imediato do novo estatuto. Após ser negada tutela de urgência, um agravo de instrumento conseguiu antecipação de tutela.