São Paulo quer rebatizar via e faz campanha por 'Avenida Telê Santana'

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação/SPFC

    Campanha do São Paulo visa mudar nome de via para "Avenida Telê Santana"

    Campanha do São Paulo visa mudar nome de via para "Avenida Telê Santana"

O São Paulo lançou campanha para que parte de uma avenida próxima ao estádio do Morumbi seja batizada de "Avenida Telê Santana". A via atualmente se chama Jules Rimet.

No intervalo da partida contra o Botafogo, neste domingo (14), às 16h15, no Morumbi, o filho de Telê, Renê Santana, receberá no gramado do Cícero Pompeu de Toledo uma homenagem que marcará o início da campanha. O São Paulo promove a campanha em seu site oficial.

Maior treinador da história do clube, Telê colecionou dez títulos em sua passagem pelo Morumbi: Campeonato Paulista (1991 e 1992), Campeonato Brasileiro (1991), Copa Libertadores de América (1992 e 1993) e Mundial Interclubes (1992 e 1993).

Rígido com os atletas, Telê montou no São Paulo elencos marcados que aliavam competitividade e técnica.

À frente do clube, o treinador comandou o time nas vitórias contra Barcelona e Milan, nas finais do Mundial Interclubes. Antes de bater o Barça na final no Japão, o time paulista já havia goleado o time catalão, na Espanha, por 4 a 1, em março de 1992, pelo torneio Tereza Herrera.

Jogadores como Cafu foram lapidados por Telê. Meio-campista de origem, Cafu virou lateral com Telê. Para aperfeiçoar os cruzamentos e precisão, Cafu era obrigado a acertar a bola dentro de um cesto de lixo, ordem dada por Telê.

O técnico deixou o São Paulo em 1996 por problemas de saúde. Ele chegou a fechar acordo com o Palmeiras no ano seguinte, mas a saúde debilitada o impediu de continuar no futebol. Telê faleceu em 2006.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos