Topo

Observado por Dunga, Rafael Carioca vive expectativa em ir para a seleção

Rafael Carioca está entre os prováveis convocados de Tite para jogo das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018 - Bruno Cantini/Atlético MG
Rafael Carioca está entre os prováveis convocados de Tite para jogo das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018 Imagem: Bruno Cantini/Atlético MG

Thiago Fernandes e Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

16/08/2016 06h00

Rafael Carioca é um dos favoritos para aparecer na primeira convocação de Tite como técnico da seleção brasileira. Uma pessoa ligada ao jogador confirma que ele foi procurado pela comissão do treinador gaúcho para saber sobre o interesse de defender a equipe nacional. Contudo, ainda não recebeu a confirmação de sua presença na lista.

Esta não é a primeira vez que o volante do Atlético-MG fica ansioso por uma convocação após contato com funcionários da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Em 2015, pessoas ligadas a Dunga – antecessor de Tite – entraram em contato com o estafe do jogador e o técnico Levir Culpi, na Cidade do Galo à época, para se informar sobre a situação do meio-campista.

O caso é semelhante em 2016. O primeiro contato foi feito diretamente com o atleta. Comissão técnica e diretoria do clube mineiro também foram procuradas para informar a situação do dono da camisa 5. Entretanto, todos garantem que a convocação do meio-campista não foi ratificada.

Embora as situações sejam parecidas, Rafael Carioca não foi chamado para atuar com as cores do time pentacampeão mundial. À época, Dunga optou por outros nomes para o setor ocupado pelo jogador.

Tite deveria divulgar a primeira lista como técnico da seleção brasileira nessa segunda-feira (15). Contudo, a CBF entrou em acordo com a Fifa e a relação só irá a público ao término da participação do time nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, na segunda-feira.

Caso apareça na convocação, Rafael Carioca estará à disposição da equipe nacional para os jogos contra Equador, em 1º de setembro, e Colômbia, em 6 do mesmo mês. É possível que ele desfalque o Atlético no duelo contra o Vitória, pela 23ª rodada do Brasileirão, no dia 7, no Independência.