Topo

Sondagens não viram propostas e Fla vê elenco inteiro para Brasileiro

Paolo Guerrero é o jogador mais desejado do Flamengo pelos clubes do exterior - Giuliano Gomes/PR Press
Paolo Guerrero é o jogador mais desejado do Flamengo pelos clubes do exterior Imagem: Giuliano Gomes/PR Press

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

16/08/2016 06h00

O Flamengo deve passar ileso pela janela de transferências para a saída de jogadores do Brasil. Restam duas semanas para o fechamento do mercado e a diretoria vê com tranquilidade o assédio de clubes do exterior. As sondagens ainda não viraram propostas e a tendência é a de que o elenco seja o mesmo para a sequência da temporada, com as disputas do Campeonato Brasileiro e da Copa Sul-Americana.

O Rubro-negro recebe consultas frequentes sobre as situações de alguns jogadores. O principal deles é Paolo Guerrero. Conforme previsto em contrato, a multa do atacante peruano caiu de R$ 77 milhões para R$ 25 milhões, mas não foi o suficiente para atrair os interessados e promover uma negociação direta.

Embora apresente o melhor futebol no Flamengo desde que voltou da Copa América Centenário, o peruano ainda busca cair de vez nas graças da torcida. Apesar das dificuldades, o camisa 9 permanece em alta no mercado internacional, sendo considerado o atleta com maior potencial de negociação do elenco.

Os dirigentes estão de olho nas movimentações, porém, não acreditam em mudanças. Nos bastidores, o comentário é de que falta pouco tempo para qualquer negociação envolvendo altos valores e a concretização da transferência.

Apesar da venda de jogadores ser vista como parte fundamental no orçamento do clube, a manutenção do elenco tem um peso maior no momento em que o Flamengo briga pelas primeiras posições do Campeonato Brasileiro e também se prepara para a disputa da Copa Sul-Americana.

A situação que ainda está indefinida é a do atacante Emerson Sheik. Sem jogar há quase dois meses, o jogador não vive a melhor fase na Gávea e a saída já foi cogitada pelas partes envolvidas. O Al Ain, dos Emirados Árabes, e o Al-Sadd, do Qatar, só fizeram consultas e não formalizaram propostas. Clube e jogador estudam a sequência do contrato, mas a rescisão amigável segue cogitada.

Independentemente da questão envolvendo Sheik, o Flamengo se vê tranquilo em um momento decisivo da temporada. Se a previsão for confirmada e o elenco mantido, a diretoria acredita que o Rubro-negro terá o material necessário para brigar e até conquistar títulos no restante de 2016.