Topo

Por que Inter preferiu contratar Ceará e não chamou promessa de volta

Ceará (esq) já assinou contrato com Inter e pode reestrear diante do São Paulo - Divulgação/TXT Sports
Ceará (esq) já assinou contrato com Inter e pode reestrear diante do São Paulo Imagem: Divulgação/TXT Sports

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

17/08/2016 06h00

O Internacional se prepara para anunciar oficialmente a contratação de Ceará, ex-Coritiba. O acerto com ele supre uma carência do elenco atual: a lateral direita. O time gaúcho até poderia ter pedido a volta de Cláudio Winck, emprestado a Chapecoense, para resolver seu problema. Mas o perfil, o histórico e o contexto da equipe pesaram na decisão.

Diretamente, Winck e Ceará não disputaram a vaga. O retorno da antiga promessa das categorias de base nunca foi uma realidade, mesmo que ele esteja fora do time da Chapecoense e tenha até autorização para procurar novo clube.

Cheio de jovens no grupo principal, o Inter vê em Ceará não só um jogador. Mas alguém capaz de ajudar a liderar o time na reta final da temporada. Aos 36 anos, o lateral direito assinará contrato até o final de 2017.

Cláudio Winck, que voltou do Hellas Verona-ITA no começo do ano, foi emprestado a Chapecoense em março e não conseguiu sequência no oeste catarinense. O vínculo com o Inter vai até março de 2018.

Com Ceará, o Inter entende que ganha uma opção para as duas laterais. Campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes em 2006, ele já atuou pela esquerda.

O episódio da lesão muscular quando dos testes para assinar contrato já foi superado. Ceará, à época, apresentou problema no músculo adutor da coxa direita. O plano da então direção de futebol era ter o jogador em campo imediatamente. Com o registro médico, a transferência foi cancelada e gerou impasse.

Promovido ao elenco principal em 2014, Cláudio Winck ainda é visto como um jogador que precisa se afirmar. As lesões e a falta de sequência jogam contra uma nova chance. Ainda mais na atual fase do time - sem vencer há 12 jogos. O jejum fez o risco de queda subir para 42%, de acordo com o Info Bola.