Topo

Tite aponta legado de Dunga e explica convocação de 'parças'

Tite explica convocação de antigos "parças" e fala sobre Neymar capitão

UOL Esporte

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

22/08/2016 14h40

Tite ressaltou que o trabalho com alguns atletas na época em que dirigiu Corinthians e Inter pesou na definição da lista para os jogos contra Equador e Colômbia. Paulinho, Fagner, Giuliano e Taison trabalharam com Tite nos clubes. O técnico da seleção brasileira negou privilégio com quem já trabalhou e explicou as razões pelas convocações desses atletas.

Substituto de Dunga no comando da seleção, Tite declarou que o técnico anterior deixou legado: Gabigol.

Jogadores que já trabalharam com Tite têm vantagem?

Tite cumprimenta Paulinho, que marcou o gol da vitória que interrompeu a sequência de duas derrotas seguidas do líder Corinthians - Juca Varella/Folhapress - Juca Varella/Folhapress
Tite e Paulinho trabalharam juntos no Corinthians
Imagem: Juca Varella/Folhapress

 

“Queria uma conotação diferente de ‘parças’ [repórter perguntou se ele chamaria ‘parças’]. Para mim, tem uma conotação de ‘privilégio’. Talvez um outro adjetivo. Eu acompanho e conheço os jogadores até porque trabalhei com eles. Acompanhei o Taison in loco e ele joga em uma função que nos deixa ter jogo apoiado, com triangulações, e de ter profundidade e velocidade.

O Giuliano tem feito grandes campanhas há duas temporadas e foi o melhor jogador do Internacional na conquista da Libertadores. O Paulinho fala por si só. Se fosse só por ser ‘parça’, eu traria o Elias, mas entendo que ele precisa de uma sequência e uma retomada para o seu patrão normal. Quero ser justo e acompanhar o momento dos atletas.

Legado de Dunga

Gabigol comemora o quarto gol do Brasil diante do Haiti na Copa América Centenário - Hector Retamal/AFP Photo - Hector Retamal/AFP Photo
Tite informa que a presença de Gabigol no time de Dunga ajudou a maturar o atacante
Imagem: Hector Retamal/AFP Photo

Como camisa 9 [atacante de área], dois jogadores foram trabalhados para a função: o Jesus e o Gabigol. E este [Gabigol] foi trabalhado na principal e há um legado [de Dunga]. O Gabigol de 9 teve um ótimo desempenho. Buscamos todos esses aspectos, que jogadores que podem trabalhar nesse setor.

Critérios para convocação

Não fico atento a manutenção ou renovação, fico atento ao desempenho. Só quero que os atletas joguem muito nos seus clubes. E fiquem atletas no seu percentual de gordura e com a forma física na sua plenitude, porque isso é obrigatório para ser convocado

Como utilizará Neymar?

Neymar - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

O Neymar pode trabalhar em uma ou na outra [atacante fixo ou pelo lado]. Ele se sente mais confortável do seu lado esquerdo, onde ele se sente mais confortável, mas pode ser utilizado pelo meio dependendo do jogo. Quero deixar o atleta confortável para jogar onde ele rende mais, que é pela esquerda.

Quem será o capitão após Neymar rejeitar?

A tendência é a manutenção do Miranda, depois Daniel Alves e aí o Neymar. Até porque cada um deve assumir um pouco da responsabilidade. Vamos dividir a responsabilidade", revelou.

Confira os convocados para os jogos das Eliminatórias da Copa

Goleiros:

Alisson (Roma-ITA)

Marcelo Grohe (Grêmio)

Weverton (Atlético-PR)

Zagueiros:

Miranda (Internazionale-ITA)

Gil (Shandong Luneng-CHI)

Marquinhos (PSG-FRA)

Rodrigo Caio (São Paulo)

Laterais:

Fagner (Corinthians)

Daniel Alves (Juventus-ITA)

Marcelo (Real Madrid-ESP)

Filipe Luis (Atlético de Madri-ESP)

Meio-campistas:

Casemiro (Real Madrid-ESP)

Rafael Carioca (Atlético-MG)

Paulinho (Guangzhou Evergrande-CHI)

Renato Augusto (Beijing Guoan-CHI)

Giuliano (Zenit-RUS)

Willian (Chelsea-ING)

Philippe Coutinho (Liverpool-ING)

Lucas Lima (Santos)

Atacantes:

Neymar (Barcelona-ESP)

Gabigol (Santos)

Gabriel Jesus (Palmeiras)

Taison (Shakhtar Donetsk-UCR)

 

Confira a lista de convocados da seleção

UOL Esporte