Topo

Fla se empolga com Maracanã na Rio 2016 e volta para casa em outubro

O Maracanã na cerimônia de encerramento da Rio-2016. Volta dos clubes está próxima - AFP PHOTO / Jim WATSON
O Maracanã na cerimônia de encerramento da Rio-2016. Volta dos clubes está próxima Imagem: AFP PHOTO / Jim WATSON

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

23/08/2016 06h00

O Flamengo jogará no Maracanã em outubro. A situação está encaminhada nos bastidores e o clube aguarda apenas a sinalização do Governo do Estado e da concessionária formada pela Odebrecht (95%) e pela norte-americana AEG (5%) para anunciar a data da “volta para casa”. O estádio foi palco do inédito ouro olímpico conquistado pela seleção brasileira e a atmosfera criada na Rio-2016 empolgou cartolas e público.

A Paralimpíada será realizada entre 7 e 18 de setembro. São duas possibilidades discutidas entre dirigentes rubro-negros, comitê organizador, governo e consórcio. A primeira envolve a reabertura do estádio no confronto marcado para 5 de outubro entre Flamengo e Santa Cruz.

Para que isso aconteça torna-se necessário que o aparato utilizado nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos seja desmontado em duas semanas, o que não é simples por conta do gramado e das demais estruturas temporárias.

A chance existe e as partes estão empenhadas em liberar o Maracanã o quanto antes. No entanto, nos corredores da Gávea a data de reabertura tratada como mais provável envolve o dia 12 de outubro, quando Flamengo e Fluminense tem clássico marcado pelo Campeonato Brasileiro.

No discurso, o Rubro-negro cogita até atuar no Maracanã em 25 de setembro - jogo contra o Cruzeiro -, mas sabe que a chance é improvável pelo trabalho a fazer no complexo.

O Flamengo já tomou ciência de que a volta ao estádio será em outubro e aguarda somente a confirmação da data. A diretoria espera que o Maracanã seja o aliado que falta na briga pelo topo da tabela do Campeonato Brasileiro. Até lá, o clube da Gávea mandará os duelos em Cariacica.