Topo

Dia D: 19 jogadores que definem se vão para a Europa ou seguem no Brasil

Rodrigo Caio, do São Paulo e da seleção brasileira, é um dos alvos do futebol europeu - Eduardo Anizelli/Folhapress
Rodrigo Caio, do São Paulo e da seleção brasileira, é um dos alvos do futebol europeu Imagem: Eduardo Anizelli/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

31/08/2016 06h00

Apesar da boa grana que pode se ganhar em algumas vendas, certamente os clubes brasileiros irão respirar aliviados no exato segundo em que o dia 31 de agosto terminar. Com ele, é encerrada também a janela de transferências europeia, que desde o começo de julho vem tirando dos times brasileiros jogadores de destaque.

O Corinthians é um dos mais prejudicados até então, com Bruno Henrique, André e Luciano dando adeus nas últimas semanas, além do próprio Alexandre Pato. Giuliano, do Grêmio e agora da seleção brasileira, e Ganso, do São Paulo, são outras ‘vítimas’ da janela europeia, que ainda pode atacar neste último dia.

Diante da ameaça que ainda ronda os clubes nesta quarta-feira, o UOL Esporte preparou uma lista com os jogadores que já receberam sondagem ou proposta e ainda correm ao menos um mínimo risco de não continuarem no futebol brasileiro para a sequência da temporada. Veja:

ATLÉTICO-MG

Lucas Pratto passa por rival do Atlético-PR - Bruno Cantini/Atlético - Bruno Cantini/Atlético
Imagem: Bruno Cantini/Atlético

O clube rejeitou na última terça a possibilidade de negociar os atacantes Lucas Pratto com o Celta de Vigo, da Espanha, e Fred com o Rennes, da França. A diretoria ainda aguarda propostas por Douglas Santos e Carlos. O lateral esquerdo conta com o interesse do Valencia, da Espanha, e do Hamburgo, da Alemanha. O atacante, por outro lado, está na mira de Zenit e Spartak Moscou, ambos da Rússia. O atacante Clayton é outro que ainda pode receber proposta.

CORINTHIANS

Rildo - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Rildo (atacante)

O Corinthians está aberto a negociações para liberar o atacante, com contrato apenas até dezembro. No início do ano, ele esteve prestes a se transferir para a Turquia, mas a ida foi abortada por problemas físicos. Os representantes de Rildo ainda procuram um clube para ele. O São Paulo realizou sondagem.

Elias (volante)

Tem a saída praticamente certa. Ele viajou nesta terça-feira para Lisboa para realizar exames e acertar detalhes de sua volta ao Sporting-POR no último dia da janela de transferências do mercado europeu. Elias foi excluído da lista de relacionados para Fluminense x Corinthians, na quarta.

CRUZEIRO

Bruno Viana, zagueiro do Cruzeiro - Lucas Uebel/Light Press/Cruzeiro - Lucas Uebel/Light Press/Cruzeiro
Imagem: Lucas Uebel/Light Press/Cruzeiro

Bruno Viana (zagueiro)

Recebeu proposta do Olympiacos, da Grécia, e deve ser negociado. O valor da transferência se aproxima de 2 milhões de euros. O clube cederá 70% dos direitos econômicos do jogador. A negociação está encaminhada e deve ser consumada nas próximas horas.

Manoel (zagueiro)

Os direitos do defensor estão divididos entre Cruzeiro e Atlético-PR. Os paranaenses receberam proposta do Besiktas, da Turquia, por 50% dos direitos econômicos e há uma cláusula que permite a venda desde que o time de Curitiba pague uma multa aos mineiros. O atleta não quer ir e a Raposa não pretende negociá-lo.

GRÊMIO

Luan abre o placar para o Grêmio contra o Atlético-MG - Lucas Uebel/Grêmio FBPA - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Luan (atacante)

Valorizado pelas Olimpíadas, o atacante gremista não recebeu nenhuma proposta oficial. O Grêmio baseia-se nas vendas de Gabriel Jesus e Gabigol e subiu o preço que quer por ele. Antes eram 30 milhões de euros, agora o preço estimado bate em 35 milhões. Liverpool-ING, Barcelona e Leicester City são os interessados. 

Walace (volante)

Também valorizado pela Olimpíada do Rio, Walace foi alvo do Espanyol, de Barcelona. No entanto, o clube ofereceu 8 milhões de euros, considerado valor baixo pelo Tricolor. A meta era um valor próximo dos 12 milhões de euros, mas também subiu depois dos Jogos do Rio de Janeiro e agora o Tricolor quer perto de 25 milhões por ele, também na moeda europeia.

PALMEIRAS

Roger Guedes domina a bola durante a partida entre Palmeiras e América-MG - Julia Chequer/Folhapress - Julia Chequer/Folhapress
Imagem: Julia Chequer/Folhapress

Roger Guedes (atacante)

Agora reserva do time, o atacante recebeu uma proposta do Spartak de Moscou e conviveu com sondagens do Zenit. Mas não deve sair.

Vitor Hugo (zagueiro)

Recebeu uma proposta da Fiorentina de 7 milhões de euros, mas o Palmeiras rejeitou a primeira investida. Porém, assim como o companheiro, tem chance mínima de deixar o clube.

SANTOS

Volante Thiago Maia tem contrato com o Santos até fevereiro do próximo ano - Divulgação/SantosFC - Divulgação/SantosFC
Imagem: Divulgação/SantosFC

Thiago Maia (meia)

O volante foi sondado por Chelsea, da Inglaterra, e PSG, da França. No entanto, nenhuma proposta oficial chegou ao Santos. Thiago Maia rompeu com Juan Figer e está sem empresário. Mas o volante já negocia um acordo com o agente Giuliano Bertolucci. O volante também esteve na mira do Atlético de Madri, onde recusou jogar em 2015 para assinar a renovação contratual com o Santos.

Zeca (lateral)

O lateral esteve nos planos do Atlético de Madri. Neste caso, o clube espanhol fez uma proposta oficial de 8 milhões de euros no início de ano. O Santos recusou, mas avisou que aceitava negociar por 10 milhões de euros. Mais valorizado com o título olímpico, a diretoria santista agora entende que ele vale mais do que 10 milhões de euros. O PSG, da França, também monitora o lateral santista, mas só Gabigol recebeu propostas oficiais da Europa.

Lucas Lima (meia)

O Crystal Palace, que disputa a primeira divisão do Campeonato Inglês, fez a única tentativa para contratar o meia na janela de transferências. No entanto, a equipe inglesa ofereceu aos representantes do jogador uma proposta bem modesta por uma temporada. O Crystal Palace propôs desembolsar pagar o total da multa após o primeiro ano e, mesmo assim, somente se o meia fosse bem. A proposta nem chegou ao Santos.

Gustavo Henrique (zagueiro)

O zagueiro foi monitorado por representantes do Bayern de Munique, da Alemanha, que acompanharam o jogador na derrota do Santos para o Corinthians por 1 a 0 no primeiro turno do Campeonato Brasileiro, na Arena Corinthians. Não passou disso e também não houve proposta oficial.

SÃO PAULO

Zagueiro Lucão em ação pelo São Paulo, na Libertadores - NELSON ALMEIDA / AFP - NELSON ALMEIDA / AFP
Imagem: NELSON ALMEIDA / AFP

Lucão (zagueiro)

O zagueiro Lucão é alvo do Dínamo Zagreb, da Croácia. O clube chegou a fazer uma proposta. O São Paulo, por sua vez, fez uma contraproposta, que foi negada pelos croatas. Lucão está avaliado em 6 milhões de euros.

Rodrigo Caio (zagueiro)

O clube espera receber 15 milhões de euros por 80% dos direitos econômicos do zagueiro. O Hamburgo (ALE) ofereceu 12 milhões de euros, enquanto o Sevilla chegou a 10 milhões de euros. O Napoli (ITA) também estaria interessado no atleta de 23 anos. Os Italianos estão dispostos a pagar cerca de 13,5 milhões de euros por 100% dos direitos econômicos. Os representantes do jogador, porém, acreditam que a proposta salarial pode travar a negociação.