Topo

Contraprova confirma doping de equatoriano na final da Libertadores

Javier Cazar/AFP Photo
Imagem: Javier Cazar/AFP Photo

Do UOL, em São Paulo

03/09/2016 11h59

O Granada confirmou, por meio de uma nota oficial em seu site, que a contraprova do exame antidoping do atacante José Ângulo teve resultado positivo para um teste feito quando ele ainda jogava no Independiente del Valle. O procedimento surpresa foi realizado antes da primeira final da Copa Libertadores entre a equipe equatoriana e o Atlético Nacional, no dia 20 de julho deste ano.

O clube espanhol, que contratou Angulo durante a janela de transferências da Europa, não informou a substância. Porém, jornais equatorianos dizem que o exame teria acusado o uso de cocaína.

O Granada disse que foi comunicado pela Conmebol na noite de sexta-feira e vai esperar o anúncio oficial da entidade para informar qual será a postura no caso. Em entrevista à rádio espanhol "Cadena Ser", o diretor esportivo Javier Torralbo disse que o golpe foi muito duro para o clube, que pagou 4 milhões de euros por sua contratação (cerca de R$ 14,5 milhões).

“A verdade é que foi um golpe, veio o mundo abaixo. Depois de fechar uma contratação tão difícil ocorreram esses fatos. Foi um golpe muito duro. Mas destas situações se tira ensinamentos e temos trabalhado para solucionar o problema”, disse.

Destaque no Independiente del Valle na campanha do vice-campeonato na Libertadores, Jose Angulo foi sondado inclusive por clubes brasileiros. O Atlético-MG foi o clube que mais se aproximou de sua contratação no país.

Angulo marcou seis gols na última Libertadores, um deles na vitória de virada sobre o Boca Juniors por 2 a 1, no jogo de ida das semifinais, em Quito. Ele já estava suspenso preventivamente pelo Granada após o anúncio do doping na última semana.

A Conmebol deve informar a punição ao jogador nos próximos dias. Se confirmado o uso de cocaína, ele deve ficar um ano suspenso, assim como aconteceu com Brian Fernández, do Racing.

Veja o comunicado oficial emitido pelo Granada

A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) informou ontem à noite o Granada Football Club que o resultado de contraprova do exame de José Angulo confirmou positivo para o uso de substâncias proibidas durante a disputa da Copa Libertadores na análise 20 julho de 2016.